Ensino do Building Information Modeling (BIM) em Instituições de Ensino Superior no Brasil
análise das Teses e Dissertações produzidas no período de 2013 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472128720245204Palavras-chave:
BIM, Building Information Modeling, EnsinoResumo
O Building Information Modeling (BIM) tem emergido como uma ferramenta necessária no cenário de arquitetura, engenharia, construção e operações, oferecendo uma abordagem inovadora e integrada não somente para o desenvolvimento de projetos, mas também contribuindo para a gestão da construção e manutenção das edificações. No contexto brasileiro, a academia tem dedicado atenção especial ao BIM, refletida na produção de teses e dissertações realizadas ao longo dos últimos anos. Esta pesquisa teve por objetivo identificar as principais tendências e abordagens pedagógicas utilizadas nas produções encontradas, apresentando seus pontos fortes e avanços verificados na utilização dessa metodologia, assim como, os pontos fracos ou limitantes, a partir da produção acadêmica brasileira sobre o ensino do BIM no período de 2013 a 2020, decorrente da análise das teses e dissertações publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que abordam o tema da Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling na dimensão de seu ensino Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa se classifica como aplicada, exploratória, com abordagem qualitativa, com a utilização do método de pesquisa bibliográfica e aplicação da técnica de análise de conteúdo. Espera-se que, por meio dos resultados obtidos, se possa incentivar no país a adoção da metodologia BIM nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo e áreas afins.
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