Análise Multicritério para Seleção de Técnicas Compensatórias de Drenagem Urbana e Recomendação de sua Distribuição Espacial para a Cidade de Itajubá – MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472128720245265

Palavras-chave:

Drenagem sustentável, Desenvolvimento de baixo impacto, AHP

Resumo

Objetivo - Este trabalho avaliou a aplicabilidade da integração de métodos de análise multicritério com ferramentas de Sistema de Informação Geográfica para identificar locais adequados para implantação de medidas de drenagem sustentável

Metodologia – Foi utilizado o método de análise multicritério Analytical Hierarquic Problem (AHP) com o software QGIS para as técnicas biorretenção, bacia de detenção, pavimento permeável, reservatório individual e telhado verde/armazenador, aplicando para um estudo de caso na cidade de Itajubá – MG.

Originalidade/relevância – Ainda há uma dificuldade por parte dos tomadores de decisão em identificar os melhores locais para implantação de técnicas de drenagem urbana sustentável, que respeitem as suas limitações técnicas e espaciais.

Resultados – Observou-se que bacias de detenção são mais adequadas para áreas periféricas e reservatório individual e telhado verde/armazenador para áreas urbanas. A biorretenção não teve grande adequação em áreas urbanas, devido à restrição de espaço. O critério de maior peso em geral foi “aporte de sólidos”, exceto para o telhado verde/armazenador, que priorizou a população residente.

Contribuições sociais e ambientais - O presente trabalho fornece uma metodologia consolidada para criação de mapas que podem ser utilizados pelos tomadores de decisão para efetuar a escolha dos locais mais propícios para a aplicação de técnicas de drenagem sustentável, contribuindo para redução de alagamentos e poluição difusa em centros urbanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

25-12-2024

Como Citar

MACEDO, Marina Batalini de; RODRIGUES , Ana Júlia. Análise Multicritério para Seleção de Técnicas Compensatórias de Drenagem Urbana e Recomendação de sua Distribuição Espacial para a Cidade de Itajubá – MG. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 12, n. 87, 2024. DOI: 10.17271/23188472128720245265. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5265. Acesso em: 3 jan. 2025.