Análise Multicritério para Seleção de Técnicas Compensatórias de Drenagem Urbana e Recomendação de sua Distribuição Espacial para a Cidade de Itajubá – MG
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472128720245265Palavras-chave:
Drenagem sustentável, Desenvolvimento de baixo impacto, AHPResumo
Objetivo - Este trabalho avaliou a aplicabilidade da integração de métodos de análise multicritério com ferramentas de Sistema de Informação Geográfica para identificar locais adequados para implantação de medidas de drenagem sustentável
Metodologia – Foi utilizado o método de análise multicritério Analytical Hierarquic Problem (AHP) com o software QGIS para as técnicas biorretenção, bacia de detenção, pavimento permeável, reservatório individual e telhado verde/armazenador, aplicando para um estudo de caso na cidade de Itajubá – MG.
Originalidade/relevância – Ainda há uma dificuldade por parte dos tomadores de decisão em identificar os melhores locais para implantação de técnicas de drenagem urbana sustentável, que respeitem as suas limitações técnicas e espaciais.
Resultados – Observou-se que bacias de detenção são mais adequadas para áreas periféricas e reservatório individual e telhado verde/armazenador para áreas urbanas. A biorretenção não teve grande adequação em áreas urbanas, devido à restrição de espaço. O critério de maior peso em geral foi “aporte de sólidos”, exceto para o telhado verde/armazenador, que priorizou a população residente.
Contribuições sociais e ambientais - O presente trabalho fornece uma metodologia consolidada para criação de mapas que podem ser utilizados pelos tomadores de decisão para efetuar a escolha dos locais mais propícios para a aplicação de técnicas de drenagem sustentável, contribuindo para redução de alagamentos e poluição difusa em centros urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.