Análise de correlação das manifestações patológicas em fachadas de prédio caixão
estudo de caso em Jaboatão dos Guararapes-PE
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138920255786Palavras-chave:
Manifestações patológicas, Mapa de danos, Prédio caixão, Análise de correlaçãoResumo
Objetivo - Identificar e analisar as manifestações patológicas nas fachadas de prédio caixão com revestimento em pintura, bem como realizar uma análise de correlação para compreender as relações entre esses problemas estruturais.
Metodologia - A metodologia adotada incluiu inspeções visuais detalhadas, criação de mapas de danos, teste de aderência e análise estatística de correlação.
Originalidade/relevância - Identificação das manifestações patológicas através da execução de um mapa de danos e a análise dos dados utilizando estatística, verificando sua normalidade, representatividade de suas médias e a correlação entre as manifestações.
Resultados - Os resultados revelaram a distribuição espacial das manifestações patológicas, destacando áreas críticas e padrões de deterioração significativos.
Contribuições teóricas/metodológicas - A análise de correlação permitiu compreender as interações entre as variáveis estudadas, mostrando que a correlação entre fissura e desplacamento, por exemplo, indica que as fissuras surgem antes do desplacamento, comprovando a análise visual e servindo como um alerta precoce aos moradores.
Contribuições sociais e ambientais - A análise detalhada das manifestações patológicas e a aplicação de testes estatísticos são fundamentais para orientar ações de manutenção e conservação, visando a preservação do patrimônio arquitetônico e o bem-estar das comunidades locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









