Detectando o potencial de retenção de um reservatório influenciado por aportes de áreas metropolitanas

Autores

  • Fabio Leandro da Silva Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml
  • Ângela Terumi Fushita Universidade Federal do ABC image/svg+xml
  • Marcela Bianchessi da Cunha-Santino Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml
  • Irineu Bianchini Júnior Universidade Federal de São Carlos image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472149120266215

Palavras-chave:

Serviços Ecossistêmicos, Lagos Artificiais, Modelagem Matemática

Resumo

Objetivo - avaliar a capacidade de retenção de um reservatório hipereutrófico (Reservatório de Barra Bonita - RBB, Estado de São Paulo, Brasil), influenciado por afluentes fortemente impactados por ações antropogênicas em regiões metropolitanas.

Metodologia – emprego de um modelo de zero dimensional, utilizando dados limnológicos de 2010 a 2019, considerando duas estações a montante (rios Piracicaba e Tietê) e um ponto a jusante. As seguintes variáveis da água foram analisadas: nitrogênio amoniacal, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, coliformes termotolerantes, cloreto total, nitrato, nitrito, pH, fósforo total, sólidos totais e turbidez. Para cada variável, foi verificada a capacidade de retenção (parâmetro alfa), resultando em 649 determinações. Uma correlação de Spearman (p-valor: 0,05) foi realizada para explorar as relações entre os aspectos físicos do reservatório, as retenções e a precipitação.

Originalidade/relevância - neste estudo empregamos um modelo zero dimensional considerando a capacidade de retenção de um reservatório, considerando a variação temporal.

Resultados - O tempo de retenção variou de 16 a 321 dias, bem como o sistema demonstrou uma grande capacidade de retenção devido aos coeficientes alfa positivos para todas as variáveis analisadas.

Contribuições teóricas/metodológicas - os achados fornecem subsídios importantes para a promoção da gestão da água e a formulação de políticas públicas, visando os usos múltiplos da água.

Contribuições sociais e ambientais - apesar dos impactos antropogênicos, o RBB fornece um serviço ecossistêmico essencial ao melhorar a qualidade da água a jusante, visto a atenuação de cargas poluentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

15-01-2026

Como Citar

SILVA, Fabio Leandro da; FUSHITA, Ângela Terumi; CUNHA-SANTINO, Marcela Bianchessi da; BIANCHINI JÚNIOR, Irineu. Detectando o potencial de retenção de um reservatório influenciado por aportes de áreas metropolitanas. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 14, n. 91, p. e2507, 2026. DOI: 10.17271/23188472149120266215. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6215. Acesso em: 21 jan. 2026.