Espaços Públicos de Lazer
A utilização de áreas verdes no município de Presidente Prudente - SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138920256167Palavras-chave:
Urbanização, Meio natural, Áreas verdes, Espaços públicos, LazerResumo
Objetivo - O presente trabalho tem como objetivo conhecer e caracterizar os espaços públicos de lazer, associados ao meio natural, mais frequentados pela comunidade de duas escolas localizadas em bairros periféricos da cidade, além de compreender as motivações para essa escolha.
Metodologia – Pesquisa bibliográfica e documental, levantamento dos espaços públicos de lazer em Presidente Prudente, visitas in loco para caracterização das áreas, além de consulta à população amostrada para conhecer o grau de envolvimento, as preferências e a frequência da comunidade escolar aos locais.
Originalidade/relevância - Essa pesquisa foi motivada pela discussão acerca da importância das áreas verdes destinadas ao uso público em Presidente Prudente, em especial, de estudantes de escolas públicas e da comunidade, em geral, de escolas periféricas.
Resultados – O Parque do Povo é o espaço público mais frequentado por jovens de escolas públicas e membros da comunidade escolar em Presidente Prudente (SP), sendo utilizado principalmente para passeios em família. No entanto, observa-se que esses jovens raramente visitam os espaços públicos analisados, sendo a distância o principal fator que os impede de frequentar essas áreas de lazer.
Contribuições teóricas/metodológicas - Contribuir para a compreensão dos principais fatores que influenciam a escolha e a frequência da população à espaços públicos de lazer, com destaque para a relevância social dessas áreas para suprir a necessidade de lazer dos cidadãos. Esses espaços podem contribuir para a prática de atividades físicas e interações sociais e assim, colaborarem para melhoria da saúde física, mental e espiritual.
Contribuições sociais e ambientais - Colaborar para a compreensão das relações entre espaços públicos de lazer e motivações da população, a fim de subsidiar políticas públicas eficazes e integradas, que possam contribuir para a promoção de estilos de vida mais saudáveis, a valorização dos espaços verdes urbanos e o fortalecimento de uma cultura de cuidado com o meio ambiente, resgatando valores tradicionais de convivência harmoniosa entre o ser humano e a natureza.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









