Análise das condições ambientais no Ribeirão Baixotes, na bacia hidrográfica do baixo Tietê, em Birigui (São Paulo, Brasil)

Autores

  • Stephanie Campos Gonçalves Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Clélia Rosilene Bergo Martins Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Danielli Cristina Granado Romero Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Fernando Sérgio Okimoto Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138920256171

Palavras-chave:

Escassez Hídrica, Mananciais de Abastecimento Urbano, Protocolo de Avaliação Rápida, Eventos Climáticos

Resumo

Objetivo - analisar as condições ambientais de trechos do Ribeirão Baixotes de Birigui/SP.

Metodologia - aplicação de um Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), em dois períodos climáticos distintos: um no período de estiagem e o outro na época das chuvas regulares do ano de 2023, na região.

Originalidade/relevância – o Protocolo de Análise Rápida (PAR), apesar de metodologia consolidada no meio acadêmico e científico tem sido pouco explorado e sua facilidade, baixo custo tecnológico e precisão permitem análises ambientais contundentes.

Resultados - os resultados mostraram alterações antrópicas em diferentes graus de intensidade nos quatro trechos alisados nas duas épocas amostradas. As áreas mais impactadas foram a que estavam próximas da zona urbana e o trecho onde se encontra o ponto de captação de água para abastecimento do município. Em seguida, o instrumento de avaliação apontou várias alterações ambientais no trecho à montante da captação e, por fim, apontou que a área após o lançamento do efluente da Estação de Tratamento de Esgoto, está em melhores condições ambientais. Os resultados registrados são alarmantes e requerem intervenções urgentes para sua recuperação.

Contribuições teóricas/metodológicas – o estudo reflete as condições do Ribeirão Baixotes, mas reflete a grande maioria, se não a totalidade dos corpos hídricos urbanos e as análises realizadas podem ser utilizados pelos órgãos gestores dos municípios e das águas.

Contribuições sociais e ambientais – a metodologia em si, permite entender as variáveis importantes para manter ou restaurar o ambiente vizinho dos corpos hídricos promovendo a sensibilização e a consciência necessárias para ações proativas e reflexos positivos no ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

GONÇALVES, Stephanie Campos; MARTINS, Clélia Rosilene Bergo; ROMERO, Danielli Cristina Granado; OKIMOTO, Fernando Sérgio. Análise das condições ambientais no Ribeirão Baixotes, na bacia hidrográfica do baixo Tietê, em Birigui (São Paulo, Brasil). Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 89, 2025. DOI: 10.17271/23188472138920256171. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6171. Acesso em: 11 jan. 2026.