Construção Sustentável e Inteligente

Análise de Argamassas com Incorporação de PET-PCR por Espectroscopia Acústica de Impacto

Autores

  • Raul de Souza Brandão Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gustavo dos Santos de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Ramon Fernandes de Abreu State University of Norte Fluminense image/svg+xml
  • José Augusto Pedro Lima State University of Norte Fluminense image/svg+xml
  • Jonas Alexandre State University of Norte Fluminense image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138920256173

Palavras-chave:

Acústica, PET-PCR, EAI

Resumo

RESUMO

Objetivo - Avaliar o desempenho de argamassas com substituição parcial do agregado natural por polietileno tereftalato pós-consumo reciclado (PET-PCR), por meio da técnica de Espectroscopia Acústica de Impacto (EAI), com foco na sustentabilidade e inovação tecnológica na construção civil.

Metodologia - Foram preparadas amostras de argamassas com diferentes proporções de PET-PCR (10%, 20%, 30% e 40%) em substituição ao agregado natural. As amostras foram submetidas à caracterização mecânica (resistência à compressão e tração) e acústica, utilizando a técnica de Espectroscopia Acústica de Impacto (EAI) para análise do comportamento sob impacto.

Originalidade/relevância - O estudo preenche uma lacuna na literatura ao investigar o uso de PET reciclado em argamassas por meio de uma abordagem inovadora de avaliação acústica. A pesquisa se destaca por unir sustentabilidade e desempenho técnico, propondo o uso de resíduos plásticos como alternativa viável para materiais convencionais na construção civil.

Resultados - Os resultados mostraram que o aumento da proporção de PET-PCR reduziu as resistências mecânicas das argamassas, mas proporcionou melhoria significativa no desempenho acústico, especialmente na absorção de impacto, indicando seu potencial para aplicações em isolamento acústico.

Contribuições teóricas/metodológicas - A pesquisa demonstra a eficácia da Espectroscopia Acústica de Impacto (EAI) como ferramenta inovadora para avaliar propriedades de materiais cimentícios com adição de resíduos reciclados, além de integrar de forma inédita as análises mecânicas e acústicas em um mesmo estudo.

Contribuições sociais e ambientais - A substituição de agregados naturais por PET-PCR contribui para a redução de resíduos plásticos e minimiza a extração de recursos naturais. A proposta apresenta uma alternativa mais sustentável para a construção civil, com potencial impacto positivo na promoção da economia circular e na resiliência urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

BRANDÃO, Raul de Souza; OLIVEIRA, Gustavo dos Santos de; ABREU , Ramon Fernandes de; LIMA, José Augusto Pedro; ALEXANDRE, Jonas. Construção Sustentável e Inteligente: Análise de Argamassas com Incorporação de PET-PCR por Espectroscopia Acústica de Impacto. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 89, 2025. DOI: 10.17271/23188472138920256173. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6173. Acesso em: 13 jan. 2026.