Arborização Urbana
Desafios e instrumentos para o planejamento integrado com a expansão urbana e as dinâmicas sociais.
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472139020256176Palavras-chave:
Arborização urbana, Vegetação, planejamento urbano, planejamento integrado, síntese temáticaResumo
Objetivo - Identificar instrumentos integrados de planejamento para resolver conflitos relacionados à arborização urbana, com foco nas interfaces com a expansão urbana e as dinâmicas sociais.
Metodologia - Estudo teórico com base em revisão bibliográfica, utilizando as etapas de síntese temática (análise por subtemas) e síntese dimensional (integração das problemáticas).
Originalidade/relevância - Preenche lacuna teórica ao tratar a arborização de forma integrada, multidimensional e articulada aos agentes urbanos, com enfoque em conflitos e estratégias de gestão.
Resultados - Identificação de três agentes-chave (técnicos, gestores e sociedade civil) e estratégias que favorecem uma arborização urbana mais integrada e eficiente.
Contribuições teóricas/metodológicas - Proposição de um método analítico (síntese temática e dimensional) e ampliação do entendimento da arborização como elemento estruturador do espaço urbano.
Contribuições sociais e ambientais - Fortalecimento da participação cidadã e da gestão ambiental urbana, com benefícios à qualidade de vida, ao microclima e à sustentabilidade das cidades.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









