Mapeamento de atores para revitalização de brownfield com Soluções Baseadas na Natureza
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472139020256180Palavras-chave:
Soluções Baseadas na Natureza, Stakeholders, BrownfieldsResumo
Objetivo - Compreender quais seriam os stakeholders em um projeto com Soluções Baseadas na Natureza (SbN) de revitalização na brownfield Brasital, em São Roque-SP.
Metodologia – Para caracterizar os stakeholders utilizou-se como metodologia uma adaptação para o cenário de São Roque - SP e da Brasital de um estudo sobre a abrangência de brownfields na Inglaterra para definição de políticas públicas nacionais.
Originalidade/relevância - A revitalização da Brasital oferece uma oportunidade única de integrar práticas sustentáveis no planejamento urbano. O sucesso do projeto depende de soluções que equilibram os interesses dos diversos stakeholders, cujas expectativas podem divergir. A definição clara desses agentes é essencial, pois os serviços ecossistêmicos fornecidos podem não atender igualmente a todos os interesses.
Resultados - O resultado mostra uma gama de stakeholders envolvendo poder público, órgãos regulatórios, sociedade civil, ONGs, indústrias e comércios locais, profissionais, entre outros.
Contribuições teóricas/metodológicas - Auxílio na realização de abordagem integrada em projetos, que combine SbN com soluções customizadas para atender às expectativas específicas dos envolvidos.
Contribuições sociais e ambientais – Fortalecimento do engajamento dos stakeholders, através da identificação dos grupos que representam a sociedade e o meio ambiente, para envolvimento planejamento das intervenções, o que contribui para maior alinhamento do projeto com as expectativas desses grupos e sucesso do projeto a longo prazo.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









