Avaliação ambiental simplificada em um córrego urbano na bacia hidrográfica do Córrego do Veado no município de Presidente Prudente - SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472139020256198Palavras-chave:
Análise ambiental, Protocolo de Avaliação Rápida, Córregos UrbanosResumo
Objetivo - analisar a integridade ambiental do Córrego Vale do Sol em uma única visita, no município de Presidente Prudente/SP.
Metodologia - aplicação de um protocolo de avaliação rápida e da análise de alguns parâmetros limnológicos. O PAR foi aplicado em três estações ao longo do córrego e foram avaliados os seguintes parâmetros: tipo de ocupação das margens; assoreamento no leito; presença de resíduos; odor da água; presença de substâncias na água; transparência da água; tipo de fundo; diversidade de habitats de fundo; tipos de substrato; condição da lâmina d’água; alterações no canal do rio; estabilidade das margens; presença de vegetação ripária; extensão da APP e presença de plantas aquáticas. Para a avaliação da qualidade da água foram analisados os parâmetros de condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, pH, temperatura e turbidez.
Originalidade/relevância - o Protocolo de Análise Rápida (PAR), apesar de metodologia consolidada no meio acadêmico e científico tem sido pouco explorado e sua facilidade, baixo custo tecnológico e precisão permitem análises ambientais contundentes. Além disso, o uso de análise limnológicas para corroborar o PAR fortalece a relevância e a inovação científica do trabalho.
Resultados - o ambiente está antropizado, mas a presença da vegetação no entorno contribui para que a água apresente condições em conformidade com os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA N. 357/2005, para os parâmetros estudados.
Contribuições teóricas/metodológicas - o estudo reflete as condições do córrego analoisado, mas reflete a grande maioria, se não a totalidade dos corpos hídricos urbanos e as análises realizadas, como são simples, facilitam a utilização pelos órgãos gestores dos municípios e das águas.
Contribuições sociais e ambientais - a metodologia em si, permite entender as variáveis importantes para manter ou restaurar o ambiente vizinho dos corpos hídricos promovendo a sensibilização e a consciência necessárias para ações proativas e reflexos positivos no ambiente.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









