Avaliação ambiental simplificada em um córrego urbano na bacia hidrográfica do Córrego do Veado no município de Presidente Prudente - SP

Autores

  • Eliane Baptista Barbosa Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Gabriel Itada Tamagno Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Danielli Cristina Granado Romero Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Fernando Sérgio Okimoto Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472139020256198

Palavras-chave:

Análise ambiental, Protocolo de Avaliação Rápida, Córregos Urbanos

Resumo

Objetivo - analisar a integridade ambiental do Córrego Vale do Sol em uma única visita, no município de Presidente Prudente/SP.

Metodologia - aplicação de um protocolo de avaliação rápida e da análise de alguns parâmetros limnológicos. O PAR foi aplicado em três estações ao longo do córrego e foram avaliados os seguintes parâmetros: tipo de ocupação das margens; assoreamento no leito; presença de resíduos; odor da água; presença de substâncias na água; transparência da água; tipo de fundo; diversidade de habitats de fundo; tipos de substrato; condição da lâmina d’água; alterações no canal do rio; estabilidade das margens; presença de vegetação ripária; extensão da APP e presença de plantas aquáticas. Para a avaliação da qualidade da água foram analisados os parâmetros de condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, pH, temperatura e turbidez.

Originalidade/relevância - o Protocolo de Análise Rápida (PAR), apesar de metodologia consolidada no meio acadêmico e científico tem sido pouco explorado e sua facilidade, baixo custo tecnológico e precisão permitem análises ambientais contundentes. Além disso, o uso de análise limnológicas para corroborar o PAR fortalece a relevância e a inovação científica do trabalho.

Resultados - o ambiente está antropizado, mas a presença da vegetação no entorno contribui para que a água apresente condições em conformidade com os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA N. 357/2005, para os parâmetros estudados.

Contribuições teóricas/metodológicas - o estudo reflete as condições do córrego analoisado, mas reflete a grande maioria, se não a totalidade dos corpos hídricos urbanos e as análises realizadas, como são simples, facilitam a utilização pelos órgãos gestores dos municípios e das águas.

Contribuições sociais e ambientais - a metodologia em si, permite entender as variáveis importantes para manter ou restaurar o ambiente vizinho dos corpos hídricos promovendo a sensibilização e a consciência necessárias para ações proativas e reflexos positivos no ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

BARBOSA, Eliane Baptista; TAMAGNO, Gabriel Itada; ROMERO, Danielli Cristina Granado; OKIMOTO, Fernando Sérgio. Avaliação ambiental simplificada em um córrego urbano na bacia hidrográfica do Córrego do Veado no município de Presidente Prudente - SP. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 90, p. e2523, 2025. DOI: 10.17271/23188472139020256198. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6198. Acesso em: 21 jan. 2026.