Mapa estratégico para o aumento do potencial de resiliência urbana, uma análise baseada no Balanced ScoreCard do maior polo têxtil do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138820255743Palavras-chave:
Resiliência Urbana, Balanced Scorecard, Planejamento EstratégicoResumo
Objetivo – Desenvolver um mapa estratégico baseado no Balanced Scorecard (BSC) para orientar políticas públicas voltadas à resiliência urbana e sustentabilidade ambiental.
Metodologia – Aplicação do BSC ao setor público, com revisão da literatura, análise legislativa, levantamento de dados e matriz Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) para avaliar a resiliência urbana.
Originalidade/relevância – Adaptação do BSC ao planejamento estratégico urbano, preenchendo uma lacuna teórica e alinhando políticas públicas à sustentabilidade.
Resultados – Criação de um mapa estratégico com objetivos alinhados às necessidades do município.
Contribuições teóricas/metodológicas – Demonstrar a viabilidade do BSC na gestão pública, oferecendo uma metodologia replicável para outras cidades.
Contribuições sociais e ambientais – Propostas para sustentabilidade ambiental, gestão de resíduos e maior engajamento comunitário na construção de cidades resilientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









