Resíduos Sólidos e Sustentabilidade Urbana
Indicadores de metabolismo urbano sob tratamento dos resíduos sólidos
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138820255783Palavras-chave:
Resíduos sólidos urbanos, Metabolismo urbano, Indicadores chave de performanceResumo
Objetivo - Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão crítica acerca dos estudos de metabolismo urbano com foco em resíduos sólidos urbanos (RSU) e seus métodos de tratamento disponíveis.
Metodologia - O método PRISMA foi utilizado para analisar e classificar as pesquisas relevantes.
Originalidade/relevância – Há uma integração reduzida entre metabolismo urbano e os métodos de tratamento dos resíduos; lacuna importante nos estudos relacionados a metabolismo e caracterização dos impactos dos métodos.
Resultados - Verificaram-se lacunas em estudos abrangentes e que considerem fluxos diversificados; assim como a escassez de estudos com análises de contaminantes e diversos outros aspectos que podem ser analisados e utilizados em indicadores metabólicos, tais como micro plásticos presentes em água, materiais particulados no ar, etc.
Contribuições teóricas/metodológicas - Verificou-se a existência de diversos estudos correlacionando fluxos e indicadores metabólicos no contexto dos RSU, porém poucas pesquisas relacionam os métodos de tratamento.
Contribuições sociais e ambientais - Aponta-se para perspectivas futuras de pesquisa que incorporem os aspectos pertinentes ao metabolismo urbano associado aos métodos de tratamento de resíduos sólidos urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









