Benefícios dos Wetlands Flutuantes além da despoluição da água
Uma nova lente para a Paisagem Urbana
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472149120266216Palavras-chave:
Wetlands Flutuantes, Soluções baseadas na Natureza, Contribuições da Natureza para as PessoasResumo
Objetivo - sintetizar e analisar conhecimentos existentes sobre a implementação das Floating Treatment Wetlands (FTW) em corpos hídricos, identificando contribuições além da melhoria da qualidade das águas e seu potencial como estratégia da paisagem urbana para promoção das Contribuições da Natureza para as Pessoas (NCP).
Metodologia - Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar os principais aspectos abordados sobre o tema em publicações científicas a partir de 2012, recorte temporal que explora o marco teórico das Soluções baseadas na Natureza (SbN), uma referência importante para o olhar multifuncional das FTW.
Originalidade/relevância - os corpos hídricos urbanos encontram-se em crescente declínio, não apenas pela degradação da qualidade da água, mas também por sua invisibilidade ao cotidiano da população, um cenário que revela a profunda desconexão entre as pessoas e a natureza, dessa forma, as FTW podem ser uma estratégia para o uso e apropriação de espaços próximos a água, promovendo valores culturais e ecológicos.
Resultados - a implementação das FTW promove benefícios socioambientais em todas as categorias das NCP (contribuições materiais, não-materiais e de regulação), confirmando seu potencial para integrar o planejamento urbano de forma abrangente, como uma SbN, e não apenas como um tratamento de águas.
Contribuições teóricas/metodológicas - um novo olhar para os benefícios na implantação das FTW na paisagem urbana, valorizando sua multifuncionalidade, inclusive com a sugestão de uma nomenclatura que reflita tal abrangência: Ecossistemas Flutuantes (EF).
Contribuições sociais e ambientais - destaque para o valor socioambiental das FTW na melhoria da qualidade de vida, requalificação do espaço urbano e funções ecológicas na promoção das NCP.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









