Análise de Fatores Ergonômicos em atividades de serventes de carpintaria

Aplicação de Sistema para comparação entre padrões de movimento produtivo e fadiga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472149120266217

Palavras-chave:

Ergonomia, Produtividade, Fadiga no Trabalho

Resumo

Objetivo - avaliar os impactos dos fatores ergonômicos na saúde e produtividade nas atividades do servente de carpinteiro na indústria da construção civil.

Metodologia – O estudo adotou uma abordagem quantitativa e qualitativa, com foco exploratório, visando  comparar padrões de movimentação produtiva com padrões de movimentação associados à fadiga. Foram empregados  métodos inovadores ,incluindo  o uso software Kinobot para monitoramento de movimentos e a aplicação do questionário Bipolar de dor para avaliação da fadiga, além de  um formulário elaborado para coletar dados  do perfil dos trabalhadores. O estudo envolveu  amostra de 15 participantes, e buscou relacionar  fatores ergonômicos com a produtividade nas atividades diárias.

Originalidade/relevância – O gap teórico é a correlação dos fatores ergonômicos com análise de padrões de movimento a partir do software kinobot para verificação desses movimentos e suas correlações com a produtividade.

Resultados – Em relação à Revisão Sistemática de Literatura, observou-se que há poucos estudos relacionando a ergonomia e produtividade aplicados a canteiros de obras.  Verificou-se que questões como mudanças climáticas, fase da obra com etapas em conclusão apresentando ritmo de trabalho mais lento e a fadiga podem interferir no desenvolvimento das atividades. Percebeu-se que os diferentes períodos das obras sejam considerados, pois se tornam fator determinante para percepção da fadiga.

Contribuições teóricas/metodológicas – embora existam trabalhos que abordem questões metodológicas, bem como a aplicação em etapas de questionários para identificar fatores ergonômicos, sua integração com a produtividade representam uma contribuição diferenciada.

Contribuições sociais e ambientais - Do ponto de vista social, este estudo é relevante por contribuir para a melhoria das condições de trabalho, promovendo o bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores da construção civil. Além disso, a redução da fadiga e o aumento da eficiência podem gerar benefícios econômicos significativos, tanto para os trabalhadores quanto para as empresas do setor e, por sua vez, contribuições ambientais com a melhor gestão e aproveitamento de recursos para fins de cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

15-01-2026

Como Citar

FIGUEIREDO , Symone; CRUZ, Felipe Mendes da; GUIMARÃES, Bruno Maia de; ROCHA , Eudes Arimatéa; LAGO, Eliane Maria Gorga. Análise de Fatores Ergonômicos em atividades de serventes de carpintaria: Aplicação de Sistema para comparação entre padrões de movimento produtivo e fadiga. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 14, n. 91, p. e2529, 2026. DOI: 10.17271/23188472149120266217. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6217. Acesso em: 20 jan. 2026.