Lendo a paisagem
Percurso pela linha principal do Ribeirão Tatu em Limeira/SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138920255196Palavras-chave:
Rios urbanos, Paisagem, Limeira (SP)Resumo
Objetivo - compreender a construção da paisagem de Limeira - SP a partir do estudo de caso do Ribeirão Tatu, analisando a dinâmica atual da paisagem e a superposição de camadas de atividades humanas que aconteceram ao longo de sua história, além de sua relação com o tecido urbano, cujas idiossincrasias históricas, sociais, políticas e econômicas afetaram esta construção.
Metodologia - os procedimentos metodológicos adotados compreenderam a Pesquisa Bibliográfica e documental (legislação, mapas, planos e projetos, arquivos de jornais); a Pesquisa de Campo, para identificar as estruturas espaciais e ambientais, observação de uso, comportamento e atividades; o levantamento fotográfico, fundamental para a leitura da paisagem; e a aplicação de questionários e entrevistas com técnicos da Administração Municipal.
Originalidade/relevância - as paisagens dos fundos de vale são de vital importância para o tecido urbano e a compreensão das diversas camadas humanas e naturais, que se interligam para formar o palimpsesto da história humana no território, ajudam a melhor compreender como atuar com a paisagem.
Resultados - este entrelaçamento entre o embasamento teórico e a análise dos dados e informações coletadas possibilitou a criação de mapas de leitura da paisagem (“layers”) a fim de demarcar os potenciais e as problemáticas. Os resultados demonstraram que o ribeirão, apesar de degradado e segregado do tecido urbano, possui vitalidade e atrai as pessoas, que buscam uma sensação de pertencimento para com o espaço.
Contribuições teóricas/metodológicas - um novo olhar de leitura da paisagem, que se baseia na teoria de Besse (2014).
Contribuições sociais e ambientais - o estudo visa apontar como os aspectos de ordem humana (social, econômico, político e etc) se unem aos aspectos naturais para formar a paisagem dos fundos de vale.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









