Mapa estratégico para o aumento do potencial de resiliência urbana, uma análise baseada no Balanced ScoreCard do maior polo têxtil do Paraná

Autores

  • Letícia do Nascimento Idalgo Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml
  • Thallita Puzi Ferrassa Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml
  • Daiane Maria de Genaro Chiroli Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138820255743

Palavras-chave:

Resiliência Urbana, Balanced Scorecard, Planejamento Estratégico

Resumo

Objetivo – Desenvolver um mapa estratégico baseado no Balanced Scorecard (BSC) para orientar políticas públicas voltadas à resiliência urbana e sustentabilidade ambiental.

Metodologia – Aplicação do BSC ao setor público, com revisão da literatura, análise legislativa, levantamento de dados e matriz Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) para avaliar a resiliência urbana.

Originalidade/relevância – Adaptação do BSC ao planejamento estratégico urbano, preenchendo uma lacuna teórica e alinhando políticas públicas à sustentabilidade.

Resultados – Criação de um mapa estratégico com objetivos alinhados às necessidades do município.

Contribuições teóricas/metodológicas – Demonstrar a viabilidade do BSC na gestão pública, oferecendo uma metodologia replicável para outras cidades.

Contribuições sociais e ambientais – Propostas para sustentabilidade ambiental, gestão de resíduos e maior engajamento comunitário na construção de cidades resilientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

08-07-2025

Como Citar

IDALGO, Letícia do Nascimento; FERRASSA, Thallita Puzi; CHIROLI, Daiane Maria de Genaro. Mapa estratégico para o aumento do potencial de resiliência urbana, uma análise baseada no Balanced ScoreCard do maior polo têxtil do Paraná. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 88, 2025. DOI: 10.17271/23188472138820255743. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5743. Acesso em: 6 dez. 2025.