Cartografia das enchentes urbanas na bacia do Canal do Mangue – RJ

a nova configuração pós-obras de macrodrenagem

Autores

  • Aline Riccioni de Melos Professora Doutora, CEFET/RJ, Brasil , Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca image/svg+xml
  • Tamiris Batista Diniz Professora Mestre, CEFET/RJ, Brasil , Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138820255774

Palavras-chave:

Enchente urbana, Percepção de risco, Bacia do Canal do Mangue

Resumo

Objetivo - Identificar as mudanças na mancha de enchente urbana da Bacia do Canal do Mangue (BCM) após a realização de obras de macrodrenagem.

Metodologia - Foram aplicados questionários aos trabalhadores da região previamente afetada, utilizando dados fornecidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para direcionar a amostragem.

Originalidade/relevância - O estudo aborda o impacto das obras de macrodrenagem finalizadas em 2019 na BCM, uma área historicamente afetada por enchentes urbanas. A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre intervenções estruturais e a percepção das mudanças no impacto das enchentes.

Resultados - Os entrevistados reportaram melhorias nas características das enchentes, como a redução da altura da lâmina d’água, da recorrência e da extensão da área afetada. No entanto, 73% ainda relataram a existência de enchentes em frente aos seus locais de trabalho, principalmente em áreas de menor altitude.

Contribuições sociais e ambientais - O estudo destaca a necessidade de intervenções adicionais em áreas de menor altitude, promovendo um planejamento mais inclusivo para a mitigação de riscos ambientais e melhoria da qualidade de vida na BCM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

14-08-2025

Como Citar

MELOS, Aline Riccioni de; DINIZ, Tamiris Batista. Cartografia das enchentes urbanas na bacia do Canal do Mangue – RJ: a nova configuração pós-obras de macrodrenagem. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 88, 2025. DOI: 10.17271/23188472138820255774. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5774. Acesso em: 5 dez. 2025.