Cartografia das enchentes urbanas na bacia do Canal do Mangue – RJ
a nova configuração pós-obras de macrodrenagem
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138820255774Palavras-chave:
Enchente urbana, Percepção de risco, Bacia do Canal do MangueResumo
Objetivo - Identificar as mudanças na mancha de enchente urbana da Bacia do Canal do Mangue (BCM) após a realização de obras de macrodrenagem.
Metodologia - Foram aplicados questionários aos trabalhadores da região previamente afetada, utilizando dados fornecidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para direcionar a amostragem.
Originalidade/relevância - O estudo aborda o impacto das obras de macrodrenagem finalizadas em 2019 na BCM, uma área historicamente afetada por enchentes urbanas. A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre intervenções estruturais e a percepção das mudanças no impacto das enchentes.
Resultados - Os entrevistados reportaram melhorias nas características das enchentes, como a redução da altura da lâmina d’água, da recorrência e da extensão da área afetada. No entanto, 73% ainda relataram a existência de enchentes em frente aos seus locais de trabalho, principalmente em áreas de menor altitude.
Contribuições sociais e ambientais - O estudo destaca a necessidade de intervenções adicionais em áreas de menor altitude, promovendo um planejamento mais inclusivo para a mitigação de riscos ambientais e melhoria da qualidade de vida na BCM.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









