Utilização de asfalto reciclado em misturas para camadas de base e sub-base de pavimentos
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138820255776Palavras-chave:
Pavimento flexível, Materiais asfálticos, SustentabilidadeResumo
Objetivo – Esta pesquisa busca avaliar o desempenho mecânico de misturas entre solo natural RAP para aplicação em camadas de base e sub-base de pavimentos.
Metodologia – Foram realizados ensaios de granulometria, limites de consistência, compactação e índice de suporte Califórnia (ISC) para amostras de solo natural e misturas solo/RAP, substituindo o solo nas proporções 30%, 40% e 50% de RAP. Também foram ensaiadas misturas trocando o RAP por Resíduos de Construção e Demolição (RCD) nas mesmas proporções supracitadas, além das misturas RAP/pó de pedra/brita nas proporções 70%/30%/0%, 60%/40%/0% e 50%/40%/10%.
Originalidade/relevância – O estudo apresenta ensaios técnicos de laboratório com misturas a partir de solo com baixas capacidades de suporte, visando um aumento prático com vistas à utilização em camadas de sub-base e base de pavimentos. A utilização de diferentes tipos de materiais e de proporções de misturas apresentam uma maior variedade de resultados.
Resultados – A incorporação de RAP e RCD ao solo natural melhora suas propriedades geotécnicas, tornando-o mais adequado para pavimentação, aumentando em até seis vezes os valores originais de ISC. O RAP se destacou ao aumentar a capacidade de suporte, sendo eficaz para sub-bases. Já a combinação de RAP com brita atendeu aos requisitos para bases de tráfego leve e pesado, oferecendo uma solução sustentável e tecnicamente viável para pavimentos, com maior durabilidade e menor uso de recursos naturais.
Contribuições teóricas/metodológicas – Este estudo apresenta importantes contribuições teóricas ao aprofundar a compreensão sobre a estabilização de solos siltosos e argilosos com materiais reciclados, demonstrando a superioridade do RAP em relação ao RCD na melhoria da resistência e capacidade de suporte. Do ponto de vista metodológico, destaca-se pela utilização de ensaios normatizados do DNIT, pela investigação de diferentes composições de misturas e pela incorporação de critérios técnicos e sustentáveis. Os achados indicam alternativas viáveis e ambientalmente responsáveis para aplicação em camadas de sub-base e base de pavimentos, inclusive em vias de tráfego intenso, com potencial de uso prático na engenharia rodoviária.
Contribuições sociais e ambientais – Diante da carência de infraestrutura rodoviária e da escassez de materiais para pavimentação, a reutilização do resíduo de pavimento asfáltico (RAP) surge como uma solução sustentável. Essa prática contribui para a redução do passivo ambiental, promove o reaproveitamento de materiais descartados e apoia o desenvolvimento da infraestrutura nacional, gerando benefícios sociais e ambientais.
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