Pedalando para o futuro

A Integração da Bicicleta na malha viária de Tangará da Serra–MT, como estratégia na redução das emissões de CO₂

Autores

  • Alex Sandro Morais do Nascimento Centro Universitário de Várzea Grande image/svg+xml
  • Gisele Carignani Centro Universitário de Várzea Grande image/svg+xml
  • Natallia Sanches e Souza Centro Universitário de Várzea Grande image/svg+xml
  • Wesley Afonso da Silva Dias Universidade do Estado de Mato Grosso image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138820255780

Palavras-chave:

Mobilidade, Infraestrutura, Bicicleta

Resumo

Objetivo – Apresentar um estudo de viabilidade e propor a aplicação de tratamento cicloviário para algumas vias no município de Tangará da Serra - MT

Metodologia - Utilizou-se referências bibliográficas, levantamento de campo e pesquisa qualitativa.

Originalidade/relevância - Há muitos estudos sobre mobilidade urbana em grandes cidades, mas poucos voltados a cidades novas e de médio porte. Nesse sentido a temática contribui com o debate sobre mobilidade urbana sustentável

Resultados – Pode-se perceber a baixa concentração de infraestrutura ciclável, porém há possibilidade de uma redistribuição de espaços que possibilitaria a inserção da infraestrutura para bicicletas na malha urbana.

Contribuições teóricas/metodológicas – Demonstração por meio de imagens e levantamentos que a cidade pode prover infraestrutura ciclável com intervenções mínimas.

Contribuições sociais e ambientais – Os achados destacam a importância de garantir acessibilidade e mobilidade urbana, propondo um modo de deslocamento sem impactos ao meio ambiente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

15-08-2025

Como Citar

NASCIMENTO, Alex Sandro Morais do; CARIGNANI, Gisele; SOUZA, Natallia Sanches e; DIAS, Wesley Afonso da Silva. Pedalando para o futuro: A Integração da Bicicleta na malha viária de Tangará da Serra–MT, como estratégia na redução das emissões de CO₂. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 88, 2025. DOI: 10.17271/23188472138820255780. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5780. Acesso em: 5 dez. 2025.