Edifício Faial
Análise formal sobre um patrimônio moderno no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre-RS
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138820255782Palavras-chave:
Edifício Faial, Arquitetura moderna, Patrimônio histórico, Arquiteto Emil BeredResumo
Objetivo - Este artigo tem por objetivo realizar uma investigação projetual sobre o Edifício Faial (1962), uma das obras de Emil Bered, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre-RS.
Metodologia - A investigação foi realizada com base em análises do local de implantação, considerando o entorno imediato, análises formais que compreendem o partido arquitetônico e as soluções projetuais, além de uma breve reflexão sobre possíveis inspirações que nortearam algumas das soluções presentes no Edifício Faial.
Originalidade/relevância – O estudo insere-se dentro de linhas de pesquisa enfocadas na arquitetura patrimonial e contribui na disseminação de um conhecimento que luta por reconhecimento e preservação dentro dos grandes centros urbanos, a preservação do patrimônio moderno construído.
Resultados - A pesquisa permitiu compreender as principais soluções exploradas por Emil Bered nesta obra, assim como a forma que a edificação se integra ao seu entorno.
Contribuições teóricas/metodológicas – Os métodos aplicados contribuem para pesquisas futuras, uma vez que podem ser de fácil reprodução em outros exemplares de arquitetura moderna.
Contribuições sociais e ambientais – O estudo se apresenta relevante ao apresentar a comunidade acadêmica e a sociedade, um importante exemplar da arquitetura moderna gaúcha, visando a conservação de um patrimônio e preservação de uma edificação habitada, porém, em estado de atenção de conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









