Explorando a Arquitetura Moderna em Santa Maria (RS)

O caso do Edifício São Silvestre (1967) de Jayme Mazzucco

Autores

  • Luize Dal Rosso de Amaral Peixoto Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml
  • Ana Elisa Moraes Souto Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138920255787

Palavras-chave:

Arquitetura Moderna em Santa Maria, Jayme Mazucco, Edifício São Silvestre

Resumo

Objetivo: Analisar a presença e evolução da arquitetura moderna no estado do Rio Grande do Sul, com foco especial na cidade de Santa Maria. Busca-se demonstrar a importância do Edifício São Silvestre (1967), projetado por Jayme Mazzuco, dentro do contexto da arquitetura moderna gaúcha e de sua integração com o centro urbano da cidade.

Metodologia: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e histórica, com base em revisão bibliográfica e análise arquitetônica. O estudo se apoia em referenciais da arquitetura moderna internacional e gaúcha, especialmente nas influências da escola carioca, e examina a obra de Mazzuco no contexto local por meio de leitura projetual.

Originalidade/Relevância: O trabalho preenche uma lacuna teórica ao dar visibilidade a uma produção moderna fora dos grandes centros urbanos, destacando a singularidade da arquitetura moderna em Santa Maria. A relevância acadêmica reside na valorização do arquiteto Jayme Mazzucco atuantes em contextos regionais e na compreensão das adaptações locais da arquitetura moderna.

Resultados: Os resultados indicam que o Edifício São Silvestre incorpora elementos típicos da arquitetura moderna gaúcha, como o uso de grelhas nas fachadas, cobogós e materiais regionais. Estabelecendo um diálogo harmônico com as construções modernas do centro da cidade. A pesquisa também evidencia a influência da atuação profissional e acadêmica de Jayme Mazzuco no desenvolvimento da arquitetura moderna de Santa Maria.

Contribuições Teóricas/Metodológicas: O estudo contribui para o aprofundamento teórico sobre a arquitetura moderna Santamariense, ao mesmo tempo em que propõe uma metodologia de leitura projetual da arquitetura moderna aplicada a centros regionais, favorecendo análises mais contextualizadas da produção moderna brasileira.

Contribuições Sociais e Ambientais: destaca a importância da preservação do patrimônio moderno da cidade de Santa Maria e também o reconhecimento de arquitetos que se destacaram como Jayme Mazzucco, o artigo fomenta a valorização cultural e a consciência histórica sobre a paisagem urbana. Além disso, ressalta o papel social do arquiteto na formulação de políticas públicas e na formação de novas gerações por meio do ensino universitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

16-08-2025

Como Citar

PEIXOTO, Luize Dal Rosso de Amaral; SOUTO, Ana Elisa Moraes. Explorando a Arquitetura Moderna em Santa Maria (RS): O caso do Edifício São Silvestre (1967) de Jayme Mazzucco . Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 89, 2025. DOI: 10.17271/23188472138920255787. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5787. Acesso em: 5 dez. 2025.