Explorando a Arquitetura Moderna em Santa Maria (RS)
O caso do Edifício São Silvestre (1967) de Jayme Mazzucco
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138920255787Palavras-chave:
Arquitetura Moderna em Santa Maria, Jayme Mazucco, Edifício São SilvestreResumo
Objetivo: Analisar a presença e evolução da arquitetura moderna no estado do Rio Grande do Sul, com foco especial na cidade de Santa Maria. Busca-se demonstrar a importância do Edifício São Silvestre (1967), projetado por Jayme Mazzuco, dentro do contexto da arquitetura moderna gaúcha e de sua integração com o centro urbano da cidade.
Metodologia: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e histórica, com base em revisão bibliográfica e análise arquitetônica. O estudo se apoia em referenciais da arquitetura moderna internacional e gaúcha, especialmente nas influências da escola carioca, e examina a obra de Mazzuco no contexto local por meio de leitura projetual.
Originalidade/Relevância: O trabalho preenche uma lacuna teórica ao dar visibilidade a uma produção moderna fora dos grandes centros urbanos, destacando a singularidade da arquitetura moderna em Santa Maria. A relevância acadêmica reside na valorização do arquiteto Jayme Mazzucco atuantes em contextos regionais e na compreensão das adaptações locais da arquitetura moderna.
Resultados: Os resultados indicam que o Edifício São Silvestre incorpora elementos típicos da arquitetura moderna gaúcha, como o uso de grelhas nas fachadas, cobogós e materiais regionais. Estabelecendo um diálogo harmônico com as construções modernas do centro da cidade. A pesquisa também evidencia a influência da atuação profissional e acadêmica de Jayme Mazzuco no desenvolvimento da arquitetura moderna de Santa Maria.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: O estudo contribui para o aprofundamento teórico sobre a arquitetura moderna Santamariense, ao mesmo tempo em que propõe uma metodologia de leitura projetual da arquitetura moderna aplicada a centros regionais, favorecendo análises mais contextualizadas da produção moderna brasileira.
Contribuições Sociais e Ambientais: destaca a importância da preservação do patrimônio moderno da cidade de Santa Maria e também o reconhecimento de arquitetos que se destacaram como Jayme Mazzucco, o artigo fomenta a valorização cultural e a consciência histórica sobre a paisagem urbana. Além disso, ressalta o papel social do arquiteto na formulação de políticas públicas e na formação de novas gerações por meio do ensino universitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









