Elaboração de base para sistematização de projetos de linhas metroviárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138920256111

Palavras-chave:

Linhas Metroviárias, Geoprocessamento, Projeto de Infraestrutura

Resumo

Objetivo - Este trabalho visa sistematizar os processos de projeto de linhas de metrô utilizando o Sistema de Informação Geográfica (SIG) por meio de base cartográfica digital com informações provenientes de bancos de dados públicos, que possam orientar a tomada de decisões no planejamento de linhas de metrô na cidade de São Paulo.

Metodologia A metodologia adotada fundamenta-se na aplicação de técnicas de geoprocessamento para o mapeamento de restrições ambientais, urbanísticas e legais, tais como a presença de áreas contaminadas, imóveis tombados e parâmetros de densidade construtiva. Para tanto, foram utilizados dados abertos provenientes de órgãos públicos, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o portal Geosampa. Esses dados subsidiaram a estruturação da base cartográfica e a elaboração de mapas temáticos.

Originalidade/relevância - A originalidade deste trabalho reside na sistematização do processo de escolha de terrenos e traçados para linhas de metrô, etapa de projeto de linhas metroviárias, utilizando uma abordagem baseada em SIG

Resultados - Como resultado da aplicação do método proposto, foram gerados mapas temáticos organizados por categorias relacionadas à seleção de terrenos para implantação de estações e ao desenvolvimento do traçado das vias metroviárias. Esses produtos configuram-se como uma ferramenta de apoio ao planejamento e à concepção de projetos de linhas metroviárias.

Contribuições teóricas/metodológicas - Ao integrar diferentes fontes de dados geográficos e técnicas de mapeamento de restrições, o estudo oferece uma ferramenta replicável para o planejamento e projeto de infraestrutura urbana, contribuindo para a inovação em projetos de transportes públicos subterrâneos em grandes centros urbanos.

Contribuições sociais e ambientais - A metodologia contribui para a transparência no planejamento, a redução de impactos socioambientais e a ampliação do acesso equitativo à mobilidade urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

22-12-2025

Como Citar

GABARRA, Murilo Macedo; SILVA, Helena Aparecida Ayoub. Elaboração de base para sistematização de projetos de linhas metroviárias. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 89, 2025. DOI: 10.17271/23188472138920256111. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6111. Acesso em: 23 dez. 2025.