A Percepção do Pedestre em Relação ao Ambiente Construído e à Caminhabilidade em Joinville-SC

Autores

  • Isabelle Costa Luís Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Andrea Holz Pfützenreuter Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138920256155

Palavras-chave:

Mobilidade, Active Design, Atropelamentos, Uso do Solo

Resumo

Objetivo - Identificar os locais de maior probabilidade de concentração de atropelamentos (hot spots) e a correlação entre a caminhabilidade do local.

 Metodologia - A metodologia aplicada utilizou os registros de sinistros de trânsito (2015-2019) e o instrumento estatístico Getis-Ord Gi* e as ferramentas SIG  disponibilizados pelo software Esri ArcGis 10.3.

Originalidade/relevância - A relevância está na abordagem quantitativa e qualitativa para análise de um hot spot de atropelamento.

Resultados - O método identificou que a região central é a área que apresenta maior concentração de hot spots. Para verificação das variáveis do ambiente construído foi aplicado o indicador de caminhabilidade Active Design em seis trechos dentro de um hot spot, permitindo a análise quantitativa e qualitativa do espaço sob a ótica do pedestre.

Os resultados demonstram a influência do uso do solo; do tempo semafórico no comportamento de travessia dos pedestres; do fluxo de veículos e das velocidades para veículos, incompatíveis com a quantidade de pedestres presentes no hot spot. Ao vivenciar o local de estudo sente-se as percepções de angústias e inseguranças dos pedestres durante seu deslocamento e permanência.

Contribuições sociais e ambientais – A contribuição desta pesquisa está na soma das análises quantitativa e qualitativa, as quais se mostraram importantes para a compreensão do ambiente construído no hot spot de atropelamentos, onde a quantitativa aponta o local e a qualitativa vivência o ambiente a partir do usuário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

LUÍS, Isabelle Costa; PFÜTZENREUTER, Andrea Holz. A Percepção do Pedestre em Relação ao Ambiente Construído e à Caminhabilidade em Joinville-SC. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 89, 2025. DOI: 10.17271/23188472138920256155. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6155. Acesso em: 7 jan. 2026.