Arquitetura e sustentabilidade
Revisão sobre a abordagem de materiais e técnicas não convencionais nos cursos de Arquitetura e Urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138920256160Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação, Materiais alternativosResumo
Objetivo – Apresentar um aporte teórico sobre Arquitetura, Urbanismo e sustentabilidade, abordando materiais e técnicas não convencionais como alternativa para minimizar os impactos ambientais da Construção Civil, e, além disso, identificar como esses temas são tratados no processo formativo dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.
Metodologia – Pesquisa bibliográfica com consulta a livros, dissertações, teses e artigos científicos, com abordagem teórica para fundamentar a discussão.
Originalidade/relevância – A pesquisa insere-se na lacuna teórica, relacionada à necessidade de incorporação de práticas e conceitos sustentáveis no ensino de Arquitetura e Urbanismo, considerando a perda de técnicas construtivas tradicionais e a necessidade de alternativas ecologicamente responsáveis. A temática é relevante por fomentar reflexões acadêmicas sobre a importância da formação profissional na consolidação de práticas alinhadas com a sustentabilidade.
Resultados – O estudo destaca a importância dos materiais não convencionais, caracterizados por serem naturais, renováveis e pouco poluentes, e evidencia a progressiva desvalorização de técnicas construtivas tradicionais não normatizadas. Além disso, aponta a necessidade urgente de ampliar e consolidar a abordagem da sustentabilidade na formação de arquitetos e urbanistas.
Contribuições teóricas/metodológicas – O trabalho contribui com discussões teóricas ao reforçar a importância da integração entre sustentabilidade, uso de materiais não convencionais e a formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo. No aspecto metodológico, a pesquisa bibliográfica oferece um referencial sólido que pode embasar futuras investigações práticas e aprofundamentos sobre o tema.
Contribuições sociais e ambientais – O artigo contribui socialmente e ambientalmente no incentivo de práticas construtivas que priorizem o uso de recursos renováveis e a preservação de técnicas tradicionais, promovendo uma atuação profissional comprometida com o meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida das gerações futuras.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









