Arquitetura e sustentabilidade

Revisão sobre a abordagem de materiais e técnicas não convencionais nos cursos de Arquitetura e Urbanismo

Autores

  • Raíza de Oliveira Machado Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Yasmin Camilato Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Sergio Rafael Cortes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472138920256160

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação, Materiais alternativos

Resumo

Objetivo – Apresentar um aporte teórico sobre Arquitetura, Urbanismo e sustentabilidade, abordando materiais e técnicas não convencionais como alternativa para minimizar os impactos ambientais da Construção Civil, e, além disso, identificar como esses temas são tratados no processo formativo dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Metodologia – Pesquisa bibliográfica com consulta a livros, dissertações, teses e artigos científicos, com abordagem teórica para fundamentar a discussão.  

Originalidade/relevância – A pesquisa insere-se na lacuna teórica, relacionada à necessidade de incorporação de práticas e conceitos sustentáveis no ensino de Arquitetura e Urbanismo, considerando a perda de técnicas construtivas tradicionais e a necessidade de alternativas ecologicamente responsáveis. A temática é relevante por fomentar reflexões acadêmicas sobre a importância da formação profissional na consolidação de práticas alinhadas com a sustentabilidade.

Resultados – O estudo destaca a importância dos materiais não convencionais, caracterizados por serem naturais, renováveis e pouco poluentes, e evidencia a progressiva desvalorização de técnicas construtivas tradicionais não normatizadas. Além disso, aponta a necessidade urgente de ampliar e consolidar a abordagem da sustentabilidade na formação de arquitetos e urbanistas.

Contribuições teóricas/metodológicas – O trabalho contribui com discussões teóricas ao reforçar a importância da integração entre sustentabilidade, uso de materiais não convencionais e a formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo. No aspecto metodológico, a pesquisa bibliográfica oferece um referencial sólido que pode embasar futuras investigações práticas e aprofundamentos sobre o tema.

Contribuições sociais e ambientais – O artigo contribui socialmente e ambientalmente no incentivo de práticas construtivas que priorizem o uso de recursos renováveis e a preservação de técnicas tradicionais, promovendo uma atuação profissional comprometida com o meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida das gerações futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

BORGES , Raíza de Oliveira Machado; CABRAL, Yasmin Camilato; OLIVEIRA, Sergio Rafael Cortes de. Arquitetura e sustentabilidade: Revisão sobre a abordagem de materiais e técnicas não convencionais nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 89, 2025. DOI: 10.17271/23188472138920256160. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6160. Acesso em: 15 jan. 2026.