Cianobactérias em mananciais urbanos

Implicações sanitárias e riscos à saúde pública

Autores

  • Ilda Barbosa Garbim Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Wilson José Constante Júnior Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Danielli Cristina Granado Romero Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Fernando Sérgio Okimoto Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472139020256179

Palavras-chave:

Cianobactérias, Mananciais, Toxicidade, Saúde, Fitoplâncton

Resumo

Objetivo - revisão sistemática da literatura sobre as implicações ambientais e os riscos à saúde pública decorrentes da proliferação de cianobactérias, que tem se tornado cada vez mais comum em mananciais urbanos e discutir o potencial de produção toxinas presente em algumas espécies, que pode comprometer os usos múltiplos da água, em especial, o abastecimento humano. Abordar, também, as causas frequentes de sua proliferação em corpos hídricos e os métodos de prevenção como estratégia para o controle dada a realidade brasileira.

Metodologia - revisão narrativa da literatura em bases de alto impacto utilizando palavras-chave individuais e cruzadas em n=bases como sciencedirect, web of Science e outras.

Originalidade/relevância - atualização do estado da arte para gerar novos pontos de atenção para novas pesquisas.

Resultados - foi realizada uma análise detalhada sobre os riscos que as cianobactérias representam para a saúde humana e animal, com a descrição de diversos sintomas associados à exposição. Independentemente da presença de ações preventivas, destaca-se a necessidade de estabelecer e manter programas contínuos de monitoramento da qualidade da água. Quando a presença de cianobactérias é detectada, recomenda-se a implementação de medidas corretivas, utilizando tecnologias eficazes para controle e remoção desses organismos. Quando a presença de cianobactérias é detectada, recomenda-se a implementação de medidas corretivas, utilizando tecnologias eficazes para controle e remoção desses organismos. Além disso, conclui-se que a gestão do aporte excessivo de nutrientes — provenientes de esgotos domésticos e do escoamento superficial de águas de irrigação, bem como de outras fontes que contribuem com nutrientes para os corpos hídricos — pode ser uma estratégia eficiente e de baixo custo. Por fim, ressalta-se a importância de aprofundar o estudo sobre cianobactérias, abrangendo todos esses aspectos, para desenvolver medidas eficazes de controle e prevenção da sua proliferação.

Contribuições teóricas/metodológicas – a revisão bibliográfica contribui para o entendimento do estado atual pesquisa no assunto e permite vislumbrar os caminhos potenciais de novos estudos e novas descobertas na temática.

Contribuições sociais e ambientais – permitiu o entendimento dos riscos reais e potenciais da presença das cianobactérias nos mananciais urbanos e a busca de soluções remediativas e proativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

GARBIM, Ilda Barbosa; CONSTANTE JÚNIOR, Wilson José; ROMERO, Danielli Cristina Granado; OKIMOTO, Fernando Sérgio. Cianobactérias em mananciais urbanos: Implicações sanitárias e riscos à saúde pública. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 90, p. e2507, 2025. DOI: 10.17271/23188472139020256179. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6179. Acesso em: 23 jan. 2026.