Cidades da América Latina e Adaptação

Uma Revisão Sobre Políticas de Enfrentamento à Crise Climática

Autores

  • Caroline Macedo de Souza Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Cristina Engel de Alvarez Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472139020256195

Palavras-chave:

Adaptação Climática, Políticas Públicas, Urbano, América Latina

Resumo

Objetivo - identificar as tendências da produção científica sobre políticas de adaptação climática em ambientes urbanos na América Latina, explorando-se também a existência de planos que envolvam dois ou mais países da mesma região, extrapolando fronteiras.

Metodologia – Revisão Bibliográfica Sistemática, com consultas em três bases de dados científicos (Scopus, Science Direct e Web of Science). Ao final das etapas de filtros e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram analisados 58 artigos, divididos em 04 grupos temáticos.

Originalidade/relevância - Diante da necessidade urgente de adaptação climática nas cidades da América Latina, o estudo atua sobre a lacuna de abordagens multinível de políticas de adaptação, que costumam existir apenas em escalas municipais, estaduais ou nacionais, não abordando assuntos que ultrapassem fronteiras.

Resultados - Os resultados desta revisão sistemática indicaram uma concentração significativa de estudos e produção científica focadas principalmente no diagnóstico e planejamento, com poucas análises de iniciativas já implantadas. Constatou-se ainda a falta de abordagens integradas e multinível para a adaptação climática entre países da América Latina.

Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa constatou a existência de raros estudos e iniciativas de adaptação climática que extrapolem fronteiras locais e nacionais, o que pode ser reflexo da forma como as políticas são criadas e discutidas, apontando uma importante lacuna de pesquisa a ser explorada.

Contribuições sociais e ambientais – Destaca-se, dentre os resultados do estudo, que a participação popular é estratégica para criação de políticas de adaptação eficientes. Neste contexto, indica-se que sejam feitos investimentos em educação popular sobre o tema, viabilizando medidas de adaptação mais justas e eficazes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

29-12-2025

Como Citar

SOUZA, Caroline Macedo de; ALVAREZ, Cristina Engel de. Cidades da América Latina e Adaptação: Uma Revisão Sobre Políticas de Enfrentamento à Crise Climática. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [S. l.], v. 13, n. 90, p. e2521, 2025. DOI: 10.17271/23188472139020256195. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/6195. Acesso em: 23 jan. 2026.