Recortes Urbanos

Uma análise qualitativa da paisagem de Bauru por meio de camadas

Autores

  • Beatriz Pereira de Rezende Centro Universitário Sagrado Coração
  • Renan Amauri Guaranha Rinaldi Centro Universitário Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.17271/49k9yc07

Palavras-chave:

Paisagem Urbana, Análise por camadas, Bauru

Resumo

Objetivo – Analisar paisagens específicas do município de Bauru por meio da observação e dos sentidos, possibilitando o entendimento das camadas urbanas e sua análise por meio de um protótipo físico.

Metodologia – Elaboração de parâmetros que dividem a paisagem urbana em camadas baseadas em revisões bibliográficas de autores e pesquisadores da área.

Originalidade/relevância – Criar um método inovador e de fácil entendimento por meio das camadas, que permita permear elementos diferentes de forma fácil e rápida, possibilitando um melhor entendimento das paisagens das cidades contemporâneas.

Resultados – Desenvolvimento de quatro protótipos feitos a mão, onde o observador pode interagir ativamente com a paisagem de Bauru, adicionando ou mudando a sequência das camadas afim de entender como cada elemento impacta a paisagem, e principalmente levantando questionamentos sobre como ações individuais reverberam na percepção coletiva da cidade.

Contribuições teóricas/metodológicas – As possibilidades de visualizar de forma prática e empírica a interação entre os elementos urbanos discutidos pelos autores de referência.

Contribuições sociais e ambientais – Os protótipos possibilitaram uma nova maneira de enxergar e analisar as paisagens, contribuindo para um planejamento das cidades de forma qualitativa e mais humanizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REZENDE , Beatriz Pereira de; RINALDI, Renan Amauri Guaranha. Recortes Urbanos: Uma análise qualitativa da paisagem de Bauru por meio de camadas. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 25, 2025. DOI: 10.17271/49k9yc07. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/6133. Acesso em: 2 jan. 2026.