A Integração entre cultura e desenvolvimento urbano em Acorizal - MT
DOI:
https://doi.org/10.17271/jt4jyv91Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Agricultura, InfraestruturaResumo
Objetivo - Compreender o processo formador do município de Acorizal (MT), analisando as dinâmicas de ocupação territorial, o desenvolvimento urbano e a preservação cultural, com ênfase nas manifestações tradicionais e sua influência no desenvolvimento local.
Metodologia - A pesquisa adotou abordagem descritiva, baseada em levantamentos de campo para análise do uso do solo, infraestrutura e condições socioeconômicas; revisão bibliográfica e documental sobre as manifestações culturais; uso de georreferenciamento (QGIS) para mapeamento territorial e análise de documentos normativos, como planos diretores e legislações municipais.
Originalidade/Relevância - O estudo contribui ao abordar a integração entre patrimônio cultural e desenvolvimento urbano em um contexto pouco explorado — pequenos municípios mato-grossenses — destacando as tensões entre crescimento urbano, preservação cultural e infraestrutura, aspectos ainda pouco tratados pela literatura acadêmica sobre planejamento territorial na Amazônia Legal.
Resultados - O município apresenta forte identidade cultural, destacando-se pelas manifestações tradicionais (siriri, cururu, Festa de São Pedro). Por outro lado, enfrenta desafios em infraestrutura urbana e saneamento, crescimento demográfico desordenado, déficit de planejamento urbano e problemas socioambientais. A agricultura familiar e a pecuária representam potenciais econômicos importantes, mas carecem de políticas de diversificação e valorização produtiva.
Contribuições Teóricas/Metodológicas - O estudo reforça a importância da análise integrada entre cultura, território e políticas públicas, propondo a articulação entre planejamento urbano e valorização cultural como estratégia de desenvolvimento local sustentável. Também destaca o uso de geoprocessamento como ferramenta de suporte às análises territoriais em municípios de pequeno porte.
Contribuições Sociais e Ambientais - Os achados indicam a necessidade urgente de políticas públicas voltadas à melhoria da infraestrutura urbana, gestão de resíduos sólidos, saneamento básico e planejamento do uso do solo, visando à promoção da qualidade de vida, à preservação ambiental e à valorização do patrimônio cultural, fundamentais para o desenvolvimento equilibrado de Acorizal.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento sustentável. Agricultura. Infraestrutura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.







