Análises iniciais dos discursos de Stakeholders sobre Pagamentos por Serviços Ambientais no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Nathalia Reiter Alves Universidade Federal da Grande Dourados image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.17271/ge0rcf95

Palavras-chave:

Pagamentos por Serviços Ambientais, Pantanal, Stakeholders

Resumo

Objetivo – Identificar e comparar, de forma inicial e exploratória, os discursos de stakeholders sobre Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Metodologia – A pesquisa tem abordagem qualitativa, fundamentada no método Q-Methodology, voltada às percepções de stakeholders. Embora a análise fatorial que demanda a Q-Methodology esteja reservada para outro momento, o presente artigo apresenta os resultados parciais da coleta de dados e reflexões iniciais sobre os discursos.

Originalidade/relevância – O estudo preenche uma lacuna na literatura voltada ao PSA no bioma Pantanal sul-mato-grossense. A originalidade do artigo decorre do fato de que o Mato Grosso do Sul promulgou a Lei do Pantanal ainda em dezembro de 2023, e lançou recentemente seu primeiro edital de PSA, o qual ainda está em fase inicial, sem resultados consolidados quanto à adesão e aos impactos ambientais.

Resultados – A pesquisa evidenciou consenso entre os stakeholders quanto ao papel do PSA na conservação e valorização sociocultural do Pantanal, bem como divergências em torno de seus mecanismos econômicos, fontes de financiamento e formas de implementação.

Contribuições teóricas/metodológicas – Reforçar a aplicabilidade da Q-Methodology na análise de discursos ambientais.

Contribuições sociais e ambientais - Espera-se que os achados deste estudo forneçam insights para o desenvolvimento de políticas públicas em nível estadual, e contribua para políticas públicas ambientais cada vez mais eficazes e alinhadas às demandas da sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-11-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALVES, Nathalia Reiter. Análises iniciais dos discursos de Stakeholders sobre Pagamentos por Serviços Ambientais no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 26, 2025. DOI: 10.17271/ge0rcf95. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/6137. Acesso em: 1 jan. 2026.