Estudo da carreira de filtração de efluente industrial usando filtros de areia para diferentes taxas de filtração em escala de bancada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/dxybxm43

Palavras-chave:

Filtros de areia, Colmatação, CIP

Resumo

Objetivo - O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o processo físico de filtração, usando filtros de areia em escala de bancada, para o tratamento de efluente industrial gerado no processo de CIP (Clean in Place) em indústria cervejeira.

Metodologia - Pesquisa experimental em escala de bancada com abordagem quantitativa. Aplicou-se o método científico experimental para avaliar filtros de areia no tratamento de efluentes de CIP da indústria cervejeira, com análises de cor, turbidez e pH segundo normas AWWA (2012).

Originalidade/relevância - O estudo aborda um gap teórico sobre o uso da filtração em areia para efluentes industriais específicos. Destaca-se pela proposta de tecnologia simples, de baixo custo e sustentável, alinhada aos ODS 6 e 12.

Resultados - A filtração promoveu reduções superiores a 50% em cor e turbidez, mantendo pH estável. A colmatação aumentou a eficiência de remoção, evidenciando o bom desempenho do sistema.

Contribuições teóricas/metodológicas - Aprofunda o entendimento da carreira de filtração e colmatação em meios granulares, apresentando modelo experimental reprodutível para dimensionamentos futuros.

Contribuições sociais e ambientais - Estimula o reúso de água e práticas sustentáveis na indústria cervejeira, contribuindo para a redução do consumo de água potável e mitigação de impactos ambientais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-11-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DALIO, Hugo Garcia; ACHON, Cali Laguna. Estudo da carreira de filtração de efluente industrial usando filtros de areia para diferentes taxas de filtração em escala de bancada. Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 26, 2025. DOI: 10.17271/dxybxm43. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rlaac_sustentabilidade/article/view/6139. Acesso em: 29 dez. 2025.