Turismo e sustentabilidade no espaço rural: proposta preliminar de um protocolo para caracterização e análise de meios de hospedagem

Autores

  • Tatiana Sayuri Jo Pós Graduanda, FCT/UNESP, Brasil
  • Danielli Cristina Granado Romero Professora Doutora, UNESP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i7.4653

Palavras-chave:

Turismo, Sustentabilidade, Impactos socioambientais

Resumo

O turismo é uma atividade relevante para a economia mundial. O ritmo de crescimento nas últimas décadas e seu potencial de movimentar e diversificar economias faz com que a atividade seja apontada como alternativa de desenvolvimento, nas mais diferentes escalas da gestão pública e no meio privado. Mas a forma como se desenvolve preocupa estudiosos da área, que demonstram com frequência, o lado predatório da atividade. Entre suas consequências nocivas estão impactos ambientais e sociais significativos, decorrentes das transformações do espaço, da mercantilização da paisagem, da fragmentação espacial e da segregação socioespacial. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um protocolo para análise da sustentabilidade, em meios de hospedagem situados na zona rural, como forma de contribuir para a Agenda 2030 da ONU. A proposta vai de encontro à meta “Desenvolver e implementar ferramentas para monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais”, inserida no Objetivo 12, “Consumo e produção responsáveis”.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SAYURI JO, Tatiana; ROMERO, Danielli Cristina Granado. Turismo e sustentabilidade no espaço rural: proposta preliminar de um protocolo para caracterização e análise de meios de hospedagem. Revista de Tecnologia & Gestão Sustentável, [S. l.], v. 2, n. 7, 2023. DOI: 10.17271/rtgs.v2i7.4653. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rtgs/article/view/4653. Acesso em: 8 abr. 2025.