Turismo em áreas protegidas: análise sobre a atividade turística no Parque Nacional do Cabo Orange, estado do Amapá, Amazônia Brasileira.

Autores

  • Maria Elza de Souza Braga Professora Mestre, IFPA, Brasil
  • José Francisco de Carvalho Ferreira Professor Doutor, UNIFAP, Brasil.
  • Daguinete Maria Chaves Brito Professora Doutora, UNIFAP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i7.4654

Palavras-chave:

Turismo, Paisagem, Brasil, Amazônia, Unidade de Conservação

Resumo

O turismo em Parques é uma atividade recorrente no Brasil e em outros países. Com isso, o objetivo desta pesquisa é analisar a atividade turística no Parque Nacional do Cabo Orange (PNCO), no Amapá. Partiu-se da hipótese de que devido à proximidade com diversos países além da fronteira com a Guiana Francesa e a paisagem preservada é viável o turismo no PNCO. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica foram consultados os repositórios das universidades e o site de periódicos da Capes. Por intermédio do método indutivo, como existem Parques que desenvolvem o turismo, é viável que no PARNA do Cabo Orange seja possível. Dessa maneira, foram feitas pesquisas de campo, entrevistas, questionários além da observação estrutural com questionários de inventário turístico e checklist, e registros fotográficos. A investigação dos dados utilizou a Análise SOWT, nas quais foram observados os fatores internos e externos quanto à possibilidade do turismo. Notou-se que são necessárias melhorias nas conduções de serviços do turismo nas sedes de Calçoene e Oiapoque, bem como políticas públicas de segurança e saúde para os moradores da Vila Velha e de Cunani e, posteriormente, dos visitantes do PNCO. Percebeu-se que a existência de impedimentos externos ao Parque, como as vias de acesso, além de fatores internos como a ausência de infraestrutura básica, são impedimentos ao desenvolvimento do turismo no PNCO.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

Braga, M. E. de S., Ferreira, J. F. de C., & Brito, D. M. C. (2023). Turismo em áreas protegidas: análise sobre a atividade turística no Parque Nacional do Cabo Orange, estado do Amapá, Amazônia Brasileira. Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(7). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i7.4654

Edição

Seção

Artigos