Reflexões para uma pedagogia salutar na Educação Infantil

Autores

  • Jaqueline Rodrigues Ferreira Doutoranda, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Alonso Bezerra de Carvalho Professor Doutor, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Jessyca Eiras Jatobá Santos Doutoranda, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Amna Gohar Doutoranda, Unesp- Marília-SP, Brasil
  • Naiana Leme Camoleze Mestranda, Unesp- Marília-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i5.3716

Palavras-chave:

Educação Infantil; linguagens estéticas; natureza;

Resumo

Nos dias de hoje observamos na escola a necessidade de superação de práticas escolarizadas, conteudistas e racionalistas, desde a Educação Infantil. Pois, compreendemos neste estudo que estas práticas interferem sobre o desenvolvimento das crianças, distanciando-as de se desenvolver a partir da mobilização da imaginação, do pensamento infantil e de diferentes linguagens estéticas. Ademais, em virtude da atual crise ambiental, observamos a necessidade de se pensar no desenvolvimento da criança a partir do contato e observação de processos da natureza. Tendo em vista tais problemáticas, as expressões do pensamento na primeira infância se constituem de linguagens estéticas. Logo, o contato com a natureza na Educação Infantil, contribui para o desenvolvimento da linguagem estética nas crianças, respeitando a cultura da infância. Ao considerarmos estas reflexões, este estudo utilizará a abordagem de revisão bibliográfica, tendo como objetivos compreender e discutir sobre o paradigma da racionalidade e do dualismo sociedade e natureza, ambos incutidos na escola, sobretudo, a partir da modernidade.

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Publicado

03-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, Jaqueline Rodrigues; CARVALHO, Alonso Bezerra de; SANTOS, Jessyca Eiras Jatobá; GOHAR, Amna; CAMOLEZE, Naiana Leme. Reflexões para uma pedagogia salutar na Educação Infantil. Revista de Tecnologia & Gestão Sustentável, [S. l.], v. 2, n. 5, 2023. DOI: 10.17271/rtgs.v2i5.3716. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rtgs/article/view/3716. Acesso em: 14 dez. 2025.