Os pressupostos éticos da educação ambiental

Autores

  • Renata Cristina Lopes Andrade Professora Doutora, UFAC, Brasil.
  • Tânia Mara Rezende Machado Professora Doutora, UFAC, Brasil.

Palavras-chave:

Educação, Meio ambiente, Filosofia, Ética

Resumo

Almejamos discutir, a partir da reflexão teórica-filosófica, as relações razoáveis entre a educação ambiental e a ação humana. Trazemos aqui, em termos de procura e análise, os elementos: educação ambiental, conduta, comportamento e ação ética. Nos deixando guiar por algumas questões, por exemplo: é possível chamar a atenção dos agentes à responsabilidade ambiental a partir de pressupostos éticos? que tipo de ação podemos esperar ou ter a partir da ideia, do conceito, do pensamento e da educação? Ponderar sobre essas questões, significa buscar nas bases éticas da filosofia a possibilidade de efetivação de uma ação responsável, consciente e ao mesmo tempo com valor. Para a realização do nosso propósito, vale dizer, a reflexão e a discussão acerca das relações entre a educação ambiental e a ação humana, buscaremos o exame e exposição do pensamento ético do filósofo grego Aristóteles, particularmente, na obra Ética a Nicômaco. Recorreremos à Grécia Clássica para compreender essencialmente a noção do justo meio aristotélico, ou seja, as bases da justa medida enquanto guia da ação ético-ambiental.

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Publicado

2023-08-26

Como Citar

Andrade, R. C. L., & Machado, T. M. R. (2023). Os pressupostos éticos da educação ambiental. Scientific Journal ANAP, 1(5). Recuperado de https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/4179