Vermicompostor como alternativa à pesquisa e educação ambiental
Palavras-chave:
Vermicompostor, Pesquisa laboratorial, Educação ambientalResumo
Por meio de um projeto experimental com proposta de uso de modelo invertebrado em pesquisa laboratorial e educação ambiental foram realizadas práticas laboratoriais de histologia com saberes em educação ambiental aplicados à construção de vermicompostores, sendo um acadêmico e, os demais, para uso em escolas de ensino fundamental da rede pública. Os objetivos da proposta foram sensibilizar e apresentar aos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA e aos alunos das escolas de ensino fundamental da cidade do Crato – Ceará, alternativas de suporte à pesquisa acadêmica em Histologia usando organismo-modelo invertebrado, e para a correta destinação de resíduos orgânicos para a transformação em adubo. Para a construção dos vermicompostores foram utilizados contêineres (caixas plásticas), minhocas da espécie Eisenia andrei e resíduos do gerados pelo restaurante universitário e nas cantinas das escolas. Para nivelar o conhecimento, aulas teórico-práticas foram ministradas junto aos alunos das escolas de ensino fundamental, onde foi possível observar a forma correta de montagem e manutenção do vermicompostor, bem como, seu funcionamento. Estes foram avaliados pela resolução de um questionário semi-estuturado antes e após as aulas. Quanto aos alunos do curso de ciências biológicas foram realizadas aulas teóricas com ênfase a pesquisa científica na área do conhecimento Histologia, resolução de um questionário semi-estuturado antes e após as aulas, rotina histológica e, sobre o uso minhocas da espécie Eisenia andrei como modelo invertebrado em pesquisa laboratorial. Os dados obtidos e analisados refletiram o entendimento e a alta aceitação, pelos acadêmicos, onde 95% afirmaram que o uso de modelo invertebrado seria viável como alternativa para o desenvolvimento de pesquisas com baixo custo, de fácil manuseio e manutenção. Quanto as escolas participantes, houve intensa participação do público-alvo, onde 100% afirmaram que a vermicompostagem seria uma alternativa correta de destinação de resíduos orgânicos não apenas nas escolas, bem como, em suas casas. A utilização de modelo-animal de fácil manejo e manutenção de baixo custo, bem como, o uso de ferramentas (vermicompostores) diferenciadas envolvendo saberes em educação ambiental, estimula os alunos, em qualquer nível de ensino e conhecimento, a uma percepção mais ampla da pesquisa científica e suas aplicações junto à comunidade, sobretudo em uma organização social, proporcionando uma vivência diferenciada para a vida e atuação profissional, facilitando seu aprendizado e formação do conhecimento científico, colaborando para que busquem uma nova forma de agir frente aos temas abordados.
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