Uso de Tecnologias Digitais como Instrumentos nas Práticas de Preservação e Valorização do Patrimônio Urbano e Arquitetônico de Dracena – SP

Autores

  • Maria Paula Hêngling Christófani
  • Hélio Hirao

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240132920202592

Resumo

  

Na atual era da informatização, é cada vez mais constante a relação entre as tecnologias digitais e seus usuários. As frequentes inovações das tecnologias da informação e comunicação ampliam as possibilidades de aproximação e valorização do patrimônio histórico e cultural, uma vez que proporcionam à sociedade a troca de conteúdos, a respeito dos bens patrimoniais, com maior praticidade, rapidez e interação. Desta forma, o presente artigo traz experimentações de práticas de educação patrimonial a partir do emprego das ferramentas que as tecnologias digitais oferecem. Tem como objetivo a elaboração e teste de um modelo de identificação patrimonial, que contribua para potencializar os processos de valorização e preservação do patrimônio urbano e arquitetônico da cidade de Dracena - São Paulo, tendo em vista que a cidade ainda apresenta registros materiais do início de sua ocupação. Para isso realizou-se uma revisão do reconhecimento do patrimônio urbano e arquitetônico da cidade de Dracena – SP; seguido de um levantamento bibliográfico de formas de emprego das Tecnologias Digitais como instrumentos voltados à valorização do Patrimônio Urbano e Arquitetônico; por fim, devido ao subsídio proporcionado pelo estudo, foi elaborado e testado um modelo de identificação patrimonial. Durante o período de teste, uma quantidade razoável de pessoas utilizou o modelo e deixaram contribuições, este fato permitiu avaliar como positiva a contribuição proposta.

 

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Biografia do Autor

Maria Paula Hêngling Christófani

   

Hélio Hirao

 

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

Christófani, M. P. H., & Hirao, H. (2020). Uso de Tecnologias Digitais como Instrumentos nas Práticas de Preservação e Valorização do Patrimônio Urbano e Arquitetônico de Dracena – SP. Revista Científica ANAP Brasil, 13(29). https://doi.org/10.17271/19843240132920202592

Edição

Seção

Artigos