Construção de um kit molecular com materiais alternativos para deficientes visuais no ensino de química

Autores

  • Taianny Gabriella da Silva Monteiro Graduanda, IFPB, Brasil.
  • Beteseã Laís Batista Pereira Graduanda, IFPB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240163720233688

Resumo

No âmbito escolar, instituições de ensino tentam se adaptar aos diferentes métodos e metodologias de ensino, para melhorar a aprendizagem dos alunos. A inclusão tem sido um assunto importante no debate de que a  educação é de fato para todos e incluir é necessário. Com isso, o presente artigo, aborda a construção de um kit molecular de baixo custo com materiais alternativos adaptado para alunos com deficiência visual, com o objetivo de auxiliar os docentes no processo de ensino e adaptar a metodologia ao aluno cego ou de baixa visão, na disciplina de química. Foram utilizadas metodologias de análise bibliográficas e investigação, para auxiliar na construção do kit molecular utilizando materiais duradouros, acessíveis e de fácil manuseio. A construção de materiais didáticos que possibilitam a inclusão de diferentes discentes, faz-se necessário para um maior atendimento educacional à todos, rompendo a barreira de exclusão social dos alunos deficientes nas instituições de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Deficiência visual. Educação. Kit molecular.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Monteiro, T. G. da S., & Pereira, B. L. B. (2023). Construção de um kit molecular com materiais alternativos para deficientes visuais no ensino de química. Revista Científica ANAP Brasil, 16(37). https://doi.org/10.17271/19843240163720233688

Edição

Seção

Artigos