EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LEITURA: UMA CONEXÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Silvana Heloisa Ferreira Cruz
  • Rosenir de Souza Lira

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240552012396

Resumo

Este artigo aborda a prática da leitura no cotidiano escolar como uma estratégia metodológica na difusão dos conteúdos da educação ambiental. Discute a utilização da leitura na sala de aula em uma perspectiva construtiva que favorece a elaboração do pensamento criativo e critico do aluno, bem como o desenvolvimento de sua autonomia intelectual. Neste sentido, o aluno ao apropriar-se do conhecimento, terá uma visão ampliada do mundo, podendo intervir no processo de transformação social.  O uso da imaginação é essencial na ampliação e na dinâmica do pensamento, pois a imaginação é um instrumento de uso cotidiano, como um mecanismo de elaboração que nos torna mais humano e produtores de comunicação; que nos auxilia a modificar estruturas e criar outras mais em consonância com as novas perspectivas sociais.

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Publicado

2012-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRUZ, Silvana Heloisa Ferreira; LIRA, Rosenir de Souza. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LEITURA: UMA CONEXÃO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Revista Científica ANAP Brasil, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 5, 2012. DOI: 10.17271/19843240552012396. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/396. Acesso em: 11 fev. 2025.