Estratégias de Planificação de Contenção de Endemias: Políticas públicas para o controle de doenças decorrentes das mudanças climáticas no arquipélago colombiano de San Andrés, como a dengue.

Autores

  • Ana Carolina Su Turhan Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana do Mackenzie, São Paulo, Brasil
  • Carlos A. Hernández Arriagada Orientador Doutor Arquiteto e Urbanista, Pesquisador e Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie - Laboratório de Estratégias Projetuais (LAB STRATEGY), Pós Doutorando Núcleo Cidades Globais - IEA USP. São Paulo, Brasil. Professor visitante da Pós- graduação do curso de Arquitetura, Urbanismo e Geografia da Universidade de Concepción, Chile.
  • Giovana L. Hernández Arriagada Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/ USP. Biomédica, Micologista pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (HC/FMUSP), Professora Convidada da Universidade de Guarulhos/São Paulo. Professora Pesquisadora Convidada (LAB STRATEGY- FAUMACK).
  • Guilherme Carneiro Gonçalves Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana do Mackenzie, São Paulo, Brasil
  • Guilherme da Rocha Haber Gomes Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana do Mackenzie, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240164020234608

Palavras-chave:

Estratégias, Dengue, Mudanças Climáticas

Resumo

O arquipélago colombiano de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, está localizado no Mar do Caribe, com coordenadas 12.5567° N 81.7185° W. Composto por ilhas e ilhotas, têm uma população estimada de oitenta mil habitantes, localizadas em região insular do país e plataforma vulcânica a sudoeste do Caribe. As ilhas são particularmente suscetíveis às mudanças climáticas globais, devido a sua proximidade com a linha do Equador, resultando em aumento das temperaturas, incertezas na quantidade de chuvas, aumento do nível do mar e tempestades mais intensas. Será abordado o contexto das políticas públicas locais, para o controle de doenças tropicais às mudanças climáticas no arquipélago de San Andrés, com foco específico na dengue. As estratégias incluem a melhoria na coleta e análise de dados epidemiológicos, áreas afetadas, promoção de campanhas de conscientização e educação sobre a prevenção da dengue. A coordenação governamental e a participação da comunidade, são aspectos fundamentais na implementação de tais estratégias.  A pesquisa tem como objetivo discutir, ressaltar a necessidade de políticas públicas sólidas e ações ambientais para enfrentar o impacto das doenças transmitidas por vetores em contexto de mudanças climáticas. A combinação de medidas preventivas, controle, educação e colaboração podem contribuir significativamente para reduzir a incidência de dengue e melhorar a infraestrutura destinada à saúde pública no arquipélago colombiano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TURHAN, Ana Carolina Su; ARRIAGADA, Carlos A. Hernández; ARRIAGADA , Giovana L. Hernández; GONÇALVES, Guilherme Carneiro; GOMES, Guilherme da Rocha Haber. Estratégias de Planificação de Contenção de Endemias: Políticas públicas para o controle de doenças decorrentes das mudanças climáticas no arquipélago colombiano de San Andrés, como a dengue. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 16, n. 40, 2023. DOI: 10.17271/19843240164020234608. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/4608. Acesso em: 4 dez. 2024.