Educação em Saúde Ambiental, Física e Emocional: formação de guias da natureza e a implementação de projetos nas escolas de São Manuel-SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240164020234611Palavras-chave:
Projetos de intervenção, Ciência Cidadã, SustentabilidadeResumo
Na sociedade contemporânea é notório o distanciamento entre os seres humanos e a natureza promovido pelos modelos dominantes de desenvolvimento econômico, sendo a exploração dos recursos naturais umas das facetas mais preocupantes nos tempos atuais. Uma das áreas que têm sido propostas para promover formas de reaproximação é a Educação Ambiental Sintrópica. Um dos princípios básicos da EAS, para enfrentar o estágio de degeneração dos ecossistemas planetários, é promover a reconexão mais profunda dos humanos com o ambiente natural, por meio de temas que envolvem a educação em saúde ambiental, física e emocional. Desta forma, a presente pesquisa buscou analisar a contribuição de um curso de formação de guias da natureza para a educação em saúde ambiental, física e emocional e para o desenvolvimento de projetos de intervenção nas escolas na cidade de São Manuel-SP. Foi realizada a análise de conteúdo de questionários aplicados pré e pós curso e de projetos de intervenção desenvolvidos pelos alunos. As categorias que emergiram foram: 1) Saúde Física; 2) Saúde Emocional; 3) Reconexão do ser humano com a natureza; 4) Cognição e 5) Protagonismo e pensamento crítico. Os resultados mostram que o contato com a natureza teve impactos positivos na saúde física e emocional dos participantes, inclusive melhorando a relação deles com a natureza. Também foram colocados em prática os projetos de intervenção nas escolas, em que foram aplicados o conhecimento adquirido no curso para melhorar os espaços verdes destas instituições, contribuindo para a qualidade de vida e a saúde ambiental e emocional.
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