Educação em Saúde Ambiental, Física e Emocional: formação de guias da natureza e a implementação de projetos nas escolas de São Manuel-SP

Autores

  • Nijima Novello Rumenos Professora Doutora, UNESP, Brasil.
  • Maria de Lourdes Spazziani Professora Adjunta, UNESP, Brasil.
  • Letícia Emanuele Machado Braga Nogueira Graduanda, Faculdade Galileu, Brasil.
  • Mariana da Silva Guimarães Santos Graduanda, UNESP, Brasil.
  • Giovanna Gori de Oliveira Graduanda, UNESP, Brasil.
  • Ingrid Vidotto Graduanda, UNESP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240164020234611

Palavras-chave:

Projetos de intervenção, Ciência Cidadã, Sustentabilidade

Resumo

Na sociedade contemporânea é notório o distanciamento entre os seres humanos e a natureza promovido pelos modelos dominantes de desenvolvimento econômico, sendo a exploração dos recursos naturais umas das facetas mais preocupantes nos tempos atuais. Uma das áreas que têm sido propostas para promover formas de reaproximação é a Educação Ambiental Sintrópica. Um dos princípios básicos da EAS, para enfrentar o estágio de degeneração dos ecossistemas planetários, é promover a reconexão mais profunda dos humanos com o ambiente natural, por meio de temas que envolvem a educação em saúde ambiental, física e emocional. Desta forma, a presente pesquisa buscou analisar a contribuição de um curso de formação de guias da natureza para a educação em saúde ambiental, física e emocional e para o desenvolvimento de projetos de intervenção nas escolas na cidade de São Manuel-SP. Foi realizada a análise de conteúdo de questionários aplicados pré e pós curso e de projetos de intervenção desenvolvidos pelos alunos.  As categorias que emergiram foram: 1) Saúde Física; 2) Saúde Emocional; 3) Reconexão do ser humano com a natureza; 4) Cognição e 5) Protagonismo e pensamento crítico. Os resultados mostram que o contato com a natureza teve impactos positivos na saúde física e emocional dos participantes, inclusive melhorando a relação deles com a natureza. Também foram colocados em prática os projetos de intervenção nas escolas, em que foram aplicados o conhecimento adquirido no curso para melhorar os espaços verdes destas instituições, contribuindo para a qualidade de vida e a saúde ambiental e emocional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RUMENOS, Nijima Novello; SPAZZIANI, Maria de Lourdes; NOGUEIRA, Letícia Emanuele Machado Braga; SANTOS, Mariana da Silva Guimarães; OLIVEIRA, Giovanna Gori de; VIDOTTO, Ingrid. Educação em Saúde Ambiental, Física e Emocional: formação de guias da natureza e a implementação de projetos nas escolas de São Manuel-SP. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 16, n. 40, 2023. DOI: 10.17271/19843240164020234611. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/4611. Acesso em: 4 dez. 2024.