O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Karine Bueno Vargas

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151244

Resumo

Neste artigo é discutido o papel da disciplina educação ambiental no ensino superior com o objetivo de tentar perceber nos conteúdos e na grade curricular das instituições e cursos que possuem esta disciplina ou abordam o tema, certas preocupações com a mudança no comportamento dos alunos frente aos cuidados com o meio ambiente. Como metodologia, foi utilizada a analítica descritiva e levantamento bibliográfico, verificando o avanço da conscientização ambiental nos alunos pelo uso da práxis pelos docentes no processo de ensino aprendizagem, ao longo das disciplinas de educação ambiental ou pela interdisciplinaridade de disciplinas da área das ciências ambientais que abordam a temática. Identificamos que a aplicação da teoria e da prática no ensino aprendizagem da educação ambiental tem potencial para fazer os alunos repensarem seu modo de ser e agir.

PALAVRAS-CHAVE: Práxis, Educação Ambiental, Ensino Aprendizagem.

  

THE PROCESS OF LEARNING TEACHING ENVIRONMENTAL EDUCATION

 

ABSTRACT

This paper aims to discuss the role of discipline environmental education in higher education, aiming to recognize the content and curriculum of courses and institutions that have the discipline or address the issue to change the behavior of students in relation to the care of the environment. The methodology used was the descriptive analytical and lifting bibliographic, checking the progress of environmental awareness in students by the use of practice by teachers in the learning process throughout the disciplines of environmental education or the interdisciplinarity of disciplines of the environmental sciences which deal the thematic. Identified that application of theory and practice in the teaching and learning of environmental education has the potential to get students to rethink their way of being and acting.

KEY-WORDS: Praxis, Environmental Education, Teaching Learning.

 

EL PROCESO DE APRENDIZAJE DE ENSEÑANZA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL

 

RESUMEN

En este artículo se analiza el papel de la educación ambiental disciplina en la educación superior con el fin de tratar de entender el contenido y el plan de estudios de las instituciones y cursos que tienen esta disciplina o abordan el tema, algunas preocupaciones sobre el cambio en el comportamiento de los estudiantes frente al cuidado del medio ambiente. La metodología utilizada fue un análisis descriptivo y  literatura, comprobar el progreso de la conciencia ambiental en los estudiantes al utilizar la práctica por los profesores en la enseñanza aprendizaje, ao longo das disciplinas de educação ambiental ou pela interdisciplinaridade de disciplinas da área das ciências ambientais que abordam a temática. Se encontró que la aplicación de la teoría y la práctica en la enseñanza y el aprendizaje de la educación ambiental tiene el potencial de hacer que los estudiantes repensar su forma de ser y de actuar.

PALABRAS-CLAVE: Practica, Educación Ambiental, Educación Aprendizaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2015

Como Citar

Vargas, K. B. (2015). O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151244