O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO TERRÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS e BIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DO PIBID

Autores

  • André Maciel da Silva
  • João Henrique de Oliveira Pereira
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151248

Resumo

O trabalho relata atividades desenvolvidas no projeto intitulado Terrário-Macaquices que foi desenvolvido como espaço de formação de professores no Subprojeto de Biologia do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Lavras. As atividades procuraram viabilizar aos licenciandos bolsistas do programa, a experiência de construir junto estudantes de escolas da rede pública do município de Lavras (MG), conhecimentos da ecologia e também problematizar questões ambientais, tais como a inserção de uma espécie de macaco no ambiente urbano e o desiquilíbrio ambiental e social da construção de uma barragem. Para isso, houve a montagem de terrários que possibilitaram a construção do conceito de fatores bióticos e abióticos, além da importância desses fatores na constituição do ecossistema. Em seguida, foi utilizado um varal de fotografias para tratar de desequilíbrios ecológicos causados pela ausência de alguns desses fatores. A partir dessa questão, foi possível trabalhar questões relacionadas à Educação Ambiental, tal como os impactos socioambientais. Ao final do projeto, os bolsistas do PIBID, participantes do desenvolvimento do projeto, fizeram uma avaliação do processo, argumentando a sua realização em relação a sua formação como professores. A partir da análise de suas falas foi possível perceber a importância que atribuíram a utilização de metodologias não expositivas e da inserção da educação ambiental na formação dos professores.  

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores. Educação Ambiental. Ensino de Ciências e Biologia.

 

THE DEVELOPMENT OF THE TERRARIUM PROJECT ON THE STARTING FORMATION OF TEACHERS OF SCIENCES AND BIOLOGY: CONSIDERATIONS ABOUT THE PIBID ACTIVITY

 

ABSTRACT

This paper reports activities developed on the project called Terrário-Macaquices, which was developed as an space for teacher formation on the subproject of biology of the Program of Introduction to Teaching (PIBID) on the Universidade Federal de Lavras (MG). The activities sought to viabilize to the scholarship students of the program the experience of building, alongside students of public schools of the city of Lavras (MG), knowledge of ecology and problematize environmental questions, like the insertion of a specie of monkey on urban environment and the environmental and social imbalance of the construction of a barrage. For this, there was the assembly of terrariums which possibilited the construction of the concepts of biotic and abiotic factors, and also the importance of these factors on the constitution of the ecossystem. After this, it was used a string with fotographs to talk about ecological imbalances caused by the abcense of some of these factors. From this question, it was possible to discuss questions related to Environmental Education, like socio-environmental impacts. At the end of the project, the scholarship students of PIBID, who took part on the development of the project, did an evaluation of the process, arguing its realization in relation to their formation as teachers. From the analysis of their speeches it was possible to realize the importance they have given to the use of non-expositive metodologies and of the insertion of environmental education on the formation of teachers.

KEY-WORDS: Teachers formation.  Environmental Education. Biology and Sciences teaching.

  

EL DESARROLLO DEL PROYECTO TERRÁRIO EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE CIENCIAS

Y BIOLOGÍA: CONSIDERACIONES SOBRE LA ACTIVIDAD DEL PIBID

 

RESUMEN

Las actividades de los informes de papel en el proyecto titulado terrario-macaquices se desarrolló como espacio de la formación del profesorado en lo proyecto Programa de Iniciación para la Enseñanza de Biología (PIBID) de la Universidad Federal de Lavras. Las actividades buscaron mostrar para os estudiantes del programa, la experiencia de la construcción, junto a estudiantes de escuelas públicas de la ciudad de Lavras (MG), conocimiento de ecología y también discutir temas ambientales, tales como la inclusión de una especie de mono en el medio urbano y el desequilibrio ambiental y social de la construcción de una presa. Para esto, fueran montados terrarios que permitió la construcción del concepto de factores bióticos y abióticos y la importancia de estos factores en la constitución del ecosistema. Entonces, fuera utilizado un tendedero de fotografías para tratar los desequilibrios ecológicos causados por la ausencia de algunos de estos factores. A partir de ese momento, era posible trabajar temas relacionados con la educación ambiental como los impactos sociales y ambientales. Al final del proyecto, los estudiantes del PIBID, participantes en el desarrollo del proyecto, hicieron una evaluación del proceso, argumentando sus logros en relación con su formación como maestros. A partir del análisis de su discurso fue posible darse cuenta de la importancia atribuida a la utilización de metodologías no expositivos y la inclusión de la educación ambiental en la formación del profesorado.

PALABRAS-CLAVE La formación del profesorado. Educación Ambiental. Enseñanza de la ciência y biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2015

Como Citar

Silva, A. M. da, Pereira, J. H. de O., & Junior, A. F. N. (2015). O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO TERRÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS e BIOLOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DO PIBID. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151248

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)