ANÁLISE DO SIGNIFICADO DAS ÁREAS PROTEGIDAS DE ITIRAPINA (SP) E SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE URBANA DO ENTORNO COMO SUBSÍDIO ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082711420151268Resumo
As Estações Ecológica e Experimental de Itirapina, administradas pelo Instituto Florestal (IF), tem sua principal área de desenvolvimento para uso público, conhecida como Fazendinha, envolvida pela zona urbana do município de Itirapina. Embora o perímetro urbano não esteja incluído na zona de amortecimento da unidade, tal localização responde por uma variedade de impactos negativos e positivos entre a cidade e as áreas protegidas. Um exemplo disso foi a aparição de uma onça parda (Puma concolor) em 2010, no bairro Jardim Nova Itirapina, próximo a Estação Experimental. O presente trabalho analisouA partir do evento: aparecimento da onça parda, a perspectiva dos moradores desse bairro sobre o papel das unidades de Itirapina na manutenção da qualidade ambiental de seus ecossistemas e na conservação da biodiversidade no contexto local, visando definir estratégias de educação ambiental dirigidas a esses moradores, que contribuam efetivamente com a conservação das áreas protegidas. Utilizou-se a metodologia de Pesquisa Ação na criação de alternativas de educação ambiental, promoção do debate e fomento à participação popular. Os resultados mostraram que a população do entorno desconhece muitos aspectos legais, funcionais e ambientais relacionados às unidades de conservação, entretanto consegue observar e relatar as relações positivas e negativas entre as mesmas e os moradores do entorno. Há pouco interesse de participação dos moradores nessas questões, que mesmo acreditando na educação ambiental como instrumento para mudanças, pouco se veem como agentes desse processo.
Palavras - chave: Educação ambiental, Unidades de Conservação, Pesquisa Ação.
ANALYSIS OF THE MEANING OF PROTECTED AREAS ITIRAPINA (SP ) AND ITS RELATIONSHIP WITH THE COMMUNITY AS URBAN ENVIRONMENT ALLOWANCE TO ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIONS
ABSTRACT
The Ecological and Experimental Stations of Itirapina, managed by the Forest Institute (IF), have their main public development area, known as Fazendinha, surrounded by the urban zone of Itirapina city. Although the urban perimeter is not included in the buffer zone of the unity, this proximity is the cause of a variety of positive and negative impacts of the urban zone on the protected areas. One example of these impacts is the presence of a cougar (Puma concolor) in 2010, at the Jardim Nova Itirapina neighborhood, near the Experimental Station. In respect to this event, the present work has analyzed: the presence of the cougar, the perspective of the residents of this neighborhood on the role of Itirapina conservation unities on the maintenance of the environmental quality of the ecosystems and on the biodiversity conservation in the local context, aiming to define environmental educational strategies for residents, strategies that effectively contribute to the conservation of protected areas. The Research Action methodology was used to create alternative ways to promote environmental education, debate, and popular participation. Results showed that local residents ignore several legal, functional, and environmental aspects of the conservation unities. However, they observe and communicate positive and negative interactions between the unities and each unity and local residents. There is little interest in participating in these issues and, even though they believe that environmental education is a tool that can make a difference, only a few see themselves as agents in this process.
KEYWORDS: Environmental education, protected areas , Action Research.
ANÁLISIS DEL SIGNIFICADO DE ÁREAS PROTEGIDAS ITIRAPINA ( SP ) Y SU RELACIÓN CON LA COMUNIDAD COMO MEDIO URBANO SUBSIDIO PARA ACCIONES DE EDUCACIÓN AMBIENTAL
RESUMEN Las Estaciones Ecológicas y Experimental Itirapina, administrado por el Instituto Forestal (SI), tiene su área de desarrollo principal para el uso público, conocido como Fazendinha, rodeada de la zona urbana del municipio de Itirapina. Aunque el área urbana no está incluida en la zona de amortiguamiento unidad, una ubicación representa una variedad de impactos positivos y negativos entre la ciudad y las áreas protegidas. Un ejemplo de esto fue la aparición de un puma (Puma concolor) en 2010, en el barrio de Nueva Itirapina Jardín, cerca de la Estación Experimental. Esta trabajo a analizado mediante el evento: la aparición del puma, la perspectiva de los vecinos de este barrio en el papel de las unidades Itirapina en el mantenimiento de la calidad ambiental de los ecosistemas y la conservación de la biodiversidad en el contexto local, con el fin de definir estrategias de educación ambiental dirigidas estos residentes que contribuyan eficazmente a la conservación de las áreas protegidas. Se utilizó la metodología de investigación-acción en la creación de la educación ambiental alternativa, promover el debate y el fomento de la participación popular. Los resultados mostraron que la población circundante no tiene conocimiento de muchos aspectos legales, funcionales y ambientales relacionados con las áreas protegidas, sin embargo se puede observar y reportar las relaciones positivas y negativas entre ellos y los residentes de los alrededores. Hay poco interés en la participación de los residentes en estos asuntos, aunque acreditando en la educación ambiental como herramienta para el cambio, pocos ven a sí mismos como agentes de este proceso.Palabras Clave: educación ambiental , áreas protegidas , la investigación-acción