ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO REFERENTE A RESÍDUOS SÓLIDOS, ANTES E APÓS SENSIBILIZAÇÃO

Authors

  • Everton Mario de Oliveira
  • Fátima de Jesus Bassetti

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151269

Abstract

A gestão dos resíduos sólidos tem se tornado um grande problema nas últimas décadas. O aumento do consumo de produtos industrializados pelas pessoas tem proporcionado uma grande geração de resíduos sólidos, que está ocorrendo sem que essas pessoas se preocupem com os impactos ambientais decorrentes e, consequentemente, com as necessidades das gerações futuras. A sensibilização, que é uma das ferramentas da educação ambiental, tem sido usada para promover a minimização e o descarte correto de resíduos sólidos. Assim, este estudo investigou as percepções referentes aos resíduos sólidos, por alunos de um colégio público no município de Mandirituba/PR, antes e após sensibilização por palestra interativa. Para tal, foi realizado um diagnóstico do conhecimento dos alunos em relação a resíduos sólidos através de um questionário elaborado. Após a análise dessa ferramenta foi desenvolvida e realizada uma palestra interativa sobre resíduos sólidos. Durante a realização da palestra, percebeu-se que os alunos demonstraram interesse pelo tema, interagindo com o palestrante. Após a palestra percebeu-se uma melhora na percepção dos alunos com relação a diversas questões relacionadas a resíduos sólidos, tais como: coleta seletiva e técnicas de redução de resíduos sólidos; separação dos resíduos; e minimização da geração de resíduos sólidos, tendo a exposição de opiniões e apresentação de ideias pelos participantes.

PALAVRAS-CHAVE: Percepção ambiental. Sensibilização. Palestra.

 

 

STUDENTS PERCEPTION STUDY PRIMARY EDUCATION AND RELATED MEDIUM SOLID WASTE BEFORE AND AFTER RAISING

 

 

ABSTRACT

The solid waste management has become a major problem in recent decades. Increased consumption of processed products by people has provided a great generation of solid waste that is occurring without these people worry about the environmental impacts and, consequently, with the needs of future generations. This awareness, which is one of the tools of environmental education, has been used to promote minimization and proper disposal of solid waste. Thus, this study investigated the perceptions related to solid waste, by students of a public school in the city of Mandirituba / PR before and after sensitization by interactive lecture. For this, a diagnosis of students' knowledge in relation to solid waste was conducted through a questionnaire. After analyzing this tool was developed and implemented an interactive lecture on solid waste. During the completion of the lecture, it was noticed that the students showed interest in the subject, interacting with the speaker. After the lecture we felt an improvement in the perception of the students regarding various issues related to solid waste, such as selective techniques and collecting solid waste reduction; separation of waste; and minimizing the generation of solid waste, and the exposure of opinions and ideas presented by the participants.

KEYWORDS: Environmental perception. Awareness. Lecture.

 

 

ESTUDIANTES PERCEPCIÓN DE EDUCACIÓN PRIMARIA DE ESTUDIO Y AFINES MEDIO DE RESIDUOS SÓLIDOS ANTES Y DESPUÉS QUE LEVANTA

 

RESUMEN

La gestión de los residuos sólidos se ha convertido en un problema importante en las últimas décadas. El aumento del consumo de productos manufacturados por el pueblo ha proporcionado una gran generación de residuos sólidos, que está teniendo lugar sin estas personas se preocupan acerca de los impactos ambientales y por lo tanto a las necesidades de las generaciones futuras. Conciencia, que es una de las herramientas de educación ambiental, se ha utilizado para promover la minimización y eliminación adecuada de los residuos sólidos. Este estudio investigó las percepciones relacionadas con los residuos sólidos, para los estudiantes de una escuela pública en el municipio de Mandirituba / PR antes y después de sensibilización en conferencia interactiva. Para ello, se realizó un diagnóstico de conocimientos de los alumnos en relación con los residuos sólidos a través de un cuestionario. Después de analizar esta herramienta fue desarrollado y realizado una conferencia interactiva sobre residuos sólidos. Durante el transcurso de la conferencia, se observó que los estudiantes mostraron interés en el tema, que interactúa con el altavoz. Después de la conferencia se observó una mejora en la percepción de los estudiantes sobre diversos temas relacionados con los residuos sólidos, tales como: la recogida selectiva y técnicas de reducción de los residuos sólidos; la separación de los residuos; y minimizar la generación de residuos sólidos, con la exposición de puntos de vista y presentación de ideas de los participantes.

 

PALABRAS CLAVE: La conciencia ambiental. Conciencia. Conferencia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2015

How to Cite

Oliveira, E. M. de, & Bassetti, F. de J. (2015). ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO REFERENTE A RESÍDUOS SÓLIDOS, ANTES E APÓS SENSIBILIZAÇÃO. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151269