ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: OS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS E SEUS DESAFIOS NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082711420151300Resumo
Resumo: Buscamos evidenciar as contradições existentes entre o aumento da escolarização e a qualidade do ensino, bem como, os percalços pelos quais os profissionais da educação deparam-se ao longo da carreira. Observa-se a necessidade de uma educação não excludente, integradora e que valorize as experiências dos alunos, rompendo desta forma com um ensino meramente vinculado ao âmbito do mercado de trabalho, possibilitando à clientela escolar o direito à cidadania e à construção do conhecimento autônomo.
Palavras-chave: Formação de professores; Educação; Escola.
THEORY AND PRACTICE BETWEEN: TEACHERS IN PUBLIC SCHOOLS PAULISTAS AND ITS CHALLENGES IN THE TWENTY-FIRST CENTURY
Abstract: We seek to highlight contradictions between increased schooling and quality of education, as well as mishaps in which education professionals are faced throughout their career. The need of a non-exclusionary education, integrative and that values the experiences of students breaking this way with a purely linked education to the scope of the labor market is observed, enabling the school clientele the right to citizenship and the building of self-knowledge.
Keywords: Teacher training; Education; School.
ENTRE TEORÍA Y PRÁCTICA: MAESTROS EN ESCUELAS PÚBLICAS PAULISTAS Y SUS RETOS EN EL SIGLO XXI
Resumen: Buscamos resaltar contradicciones entre el aumento de la escolaridad y la calidad de la educación, así como los accidentes en los que profesionales de la educación se enfrentan a lo largo de su carrera. Se observa la necesidad de una educación no-exclusiva, integrador y que valore las experiencias de los alumnos rompiendo de esta manera con una mera teaching vinculados al ámbito del mercado de trabajo, lo que permite la escuela clientela el derecho de la ciudadanía y la construcción de auto-conocimiento.
Palabras clave: La formación del profesorado; Educación; School.