Composição da comunidade zooplanctônica de um pequeno açude da Reserva Particular do Patrimônio Natural da Mata Atlântica (RPPN) Fazenda Lagoa, município de Monte Belo - MG.

Autores

  • Erika dos Santos Silva
  • Josiane Grasiele dos Santos Oliveira
  • Maria José dos Santos-Wisniewski

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713120171485

Resumo

Estudos sobre a composição de espécies da comunidade zooplanctônica em pequenos ecossistemas de água doce em áreas protegidas é fundamental para um melhor entendimento da diversidade e da distribuição geográfica dessas espécies, contribuindo para o conhecimento da biodiversidade. O açude analisado está localizado na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Fazenda Lagoa, no sul de Minas Gerais, município de Monte Belo. Para conhecer a composição de espécies da comunidade zooplanctônica e sua relação com as variáveis físicas, químicas e biológicas foram medidos o pH, temperatura, oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade elétrica, material em suspensão, nutrientes, clorofila a. Foi determinado o índice de estado trófico e também foram coletadas amostras qualitativas. O ambiente analisado é pequeno, raso e com ocorrência de várias espécies de macrófitas. O pH da água foi ácido, com água bem oxigenada e alta condutividade elétrica. No mês de fevereiro foi observada maiores concentrações de clorofila a, nutrientes e material em suspensão, provavelmente devido à maior ocorrência das chuvas neste período, que acabam carreando maior quantidade de material alóctone para o açude. Foram registradas 28 espécies da comunidade zooplanctônica, sendo que 21 são características de regiões litorâneas. Portanto, a presença das macrófitas aquáticas e as próprias características do lago (menor profundidade e entorno preservado com remanescente de mata nativa) influenciou na riqueza de espécies da comunidade. Estudos sobre riqueza de espécies em áreas de proteção ambiental são importantes para a sua preservação, bem como para auxiliar na tomada de decisão na delimitação de novas áreas de conservação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Zooplâncton. Área de conservação. Açudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Silva, E. dos S., Oliveira, J. G. dos S., & Santos-Wisniewski, M. J. dos. (2017). Composição da comunidade zooplanctônica de um pequeno açude da Reserva Particular do Patrimônio Natural da Mata Atlântica (RPPN) Fazenda Lagoa, município de Monte Belo - MG. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(1). https://doi.org/10.17271/1980082713120171485

Edição

Seção

Artigo Completo