EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA TIETÊ - JACARÉ

Authors

  • Juliana Lopes Ruiz
  • Yanina Micaela Sammarco
  • Natalia Beniti Ribeiro
  • Noéle Fonseca Martins

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827762011162

Abstract

O Instituto Pró-Terra vem atualmente atuando em diversos projetos de Educação Ambiental na Bacia Tietê-Jacaré. Recentemente, lançou o livro “Águas e Paisagens Educativas da Bacia Tietê-Jacaré também financiado pelos recursos do FEHIDRO. Este livro foi uma importante conquista, já que educadores e educadoras carecem de materiais didáticos para fundamentar suas atividades educativas. Neste sentido, o Instituto Pró-Terra preocupou-se em elaborar outro projeto, seguinte à construção do livro, que possibilitasse a capacitação para o uso do mesmo, já que o objetivo é que os atores socioambientais da bacia possam tirar o melhor proveito, aumentando assim suas capacidades de exercer processos de educação ambiental. Desta forma, surgiu o presente projeto “Educação Ambiental para as Águas da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré” na qual a metodologia utilizada para a capacitação dos atores no desenvolvimento deste trabalho foi de palestras e dinâmicas de grupo, através da pesquisa-ação, buscando reforçar iniciativas individuais e o fomento das capacidades para a melhoria da qualidade de vida na Bacia Tietê-Jacaré. As atividades de educação ambiental deste projeto abrangeram educadores e educadoras ambientais de instituições de ensino municipal, estadual e particulares, de ONGs e de empresas privadas, além de gestores dos diferentes municípios por onde tais atividades foram desenvolvidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Lopes Ruiz

Yanina Micaela Sammarco

Natalia Beniti Ribeiro

Noéle Fonseca Martins

Published

10-11-2011

How to Cite

Ruiz, J. L., Sammarco, Y. M., Ribeiro, N. B., & Martins, N. F. (2011). EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA TIETÊ - JACARÉ. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 7(6). https://doi.org/10.17271/19800827762011162

Issue

Section

Complete Article