Análise comparativa segundo as dimensões da sustentabilidade entre a ocupação das chácaras Santa Luzia e a proposta para habitação social do governo

Autores

  • Julia Cristina Bueno Miranda
  • Liza Maria Souza de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082714220181916

Resumo

A Ocupação Urbana das Chácaras Santa Luzia inserida na Região Administrativa da Estrutural (DF), é fruto da autoconstrução de habitações com padrões de desenho urbano orgânico emergente e sofre com a ausência de infraestrutura num cenário precário e problemático. Além da irregularidade territorial, a região estudada é ambientalmente complexa e frágil pois está cercada por importantes áreas de preservação ambiental. Como solução para o problema, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB/DF propôs um projeto de habitação social com casas lajeadas em edifícios que configuram um “muro” de mais de 3km de extensão nos limites da poligonal urbana da Estrutural. O objetivo deste trabalho é fazer um estudo comparativo da avaliação da sustentabilidade urbana entre a ocupação existente e o projeto do governo, considerando os impactos ambientais existentes e a qualidade de vida. Aplicou-se a metodologia definida como “Sustentabilidade e Qualidade da Forma Urbana”, a partir do trabalho de pesquisadores da FAU/UnB, Andrade e Lemos (2015) no âmbito da Chamada Pública MCTI/CNPq/MCIDADES Nº 11/2012, baseada em 4 dimensões (ambiental, social, econômica, cultural e emocional), estruturadas em princípios, critérios, indicadores e verificadores. Os resultados demonstram que tanto o atual assentamento como o novo projeto do governo apresentam alto índice de insustentabilidade, o primeiro pela ausência de saneamento ambiental, e o segundo pela ausência de cidade e relações de urbanidade, tornando-se relevante avaliar estratégias significativas para reabilitação socioambiental desta localidade, apostando-se na manutenção da população local com aplicação de princípios de sustentabilidade, aproveitando os padrões orgânicos emergentes. PALAVRAS-CHAVE: Habitação. Sustentabilidade. Qualidade da forma urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

11-12-2018

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

MIRANDA, Julia Cristina Bueno; ANDRADE, Liza Maria Souza de. Análise comparativa segundo as dimensões da sustentabilidade entre a ocupação das chácaras Santa Luzia e a proposta para habitação social do governo. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.17271/1980082714220181916. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1916. Acesso em: 12 nov. 2024.