Nas Trilhas da Floresta: conhecimento de alunos de uma escola indígena de Rondônia sobre Educação Ambiental

Autores

  • Reginaldo Oliveira NUNES Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Iuri da Cruz Oliveira Universidade Federal de Rondônia, UNIR

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716220202133

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Interação. Educação Ambiental.

Resumo

O estudo faz uma reflexão sobre o contato de alunos indígenas com o seu meio ambiente e a importância de se preserva-lo. Foi desenvolvido na Escola Indígena de Ensino Fundamental Iria dos Reis Freitas, localizada no distrito de Porto Murtinho, município de São Francisco do Guaporé, estado de Rondônia, com alunos indígenas de 6º a 9º ano do ensino fundamental. A distrito de Porto Murtinho está localizado às margens do rio São Miguel, contando com uma diversidade da fauna e flora, que são conhecidas pelos alunos. Foram utilizados questionários visando obter informações sobre questões ambientais e desenvolvidas atividades práticas de sensibilização ambiental com os alunos na escola. Pode-se dizer que existe uma relação intrínseca entre alunos e seu ambiente, direcionado ao uso do rio para banho, pesca e outras atividades, a floresta, responsável pelo fornecimento de alimentos e outros subprodutos, bem como os animais, que vão desde a domesticação como de estimação até o consumo, por meio da caça e pesca. Nota-se, uma interação entre os alunos e o seu ambiente, existindo uma preocupação em cuidar e preservar, pois dependem desse ambiente para sua sobrevivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

NUNES, R. O., & Oliveira, I. da C. (2020). Nas Trilhas da Floresta: conhecimento de alunos de uma escola indígena de Rondônia sobre Educação Ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(2). https://doi.org/10.17271/1980082716220202133

Edição

Seção

Artigo Completo