PLANEJAMENTO AMBIENTAL E GESTÃO DAS ÁGUAS: ESTUDO APLICADO À BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO TAQUARUÇU, SANDOVALINA, SÃO PAULO.

Autores

  • Renata Marchi Garcia
  • Antonio Cezar Leal

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827822012244

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa de iniciação científica intitulada “Planejamento Ambiental e Gestão das Águas: estudo aplicado à bacia do Ribeirão Taquaruçu, Sandovalina, São Paulo”, cujo desenvolvimento se deu no Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS), inserido na Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Objetiva-se contribuir com um estudo capaz de subsidiar o planejamento ambiental e a gestão das águas, utilizando a bacia hidrográfica como unidade físico-territorial. Adota-se a proposta metodológica elaborada por Rodrigues (1994) e adaptada por Leal (1995), referente às etapas iniciais voltadas ao planejamento ambiental, particularmente o Inventário e o Diagnóstico Ambiental, bem como as políticas públicas na bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu.ma anltando assim a e saudável  Do ponto de vista metodológico, realizou-se trabalhos de campo, entrevistas com assentados, aplicação de questionários junto à população urbana, produção de gráficos, tabelas, mapas e esboços cartográficos. Os resultados obtidos apresentaram três cenários, de acordo com Leal (1995), onde o primeiro decorre da ausência de providências tomadas, o segundo refere-se a providências parcialmente tomadas, e o terceiro cenário decorre de providências implantadas, considerado como o cenário ideal. Dessa forma, apresenta-se uma análise voltada ao planejamento ambiental e gestão das águas que proporcionam sugestões mitigadoras no sentido da recuperação, conservação e preservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-10

Como Citar

Garcia, R. M., & Leal, A. C. (2012). PLANEJAMENTO AMBIENTAL E GESTÃO DAS ÁGUAS: ESTUDO APLICADO À BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO TAQUARUÇU, SANDOVALINA, SÃO PAULO. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 8(2). https://doi.org/10.17271/19800827822012244

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)